Muitas pessoas tem conta suspensa ou bloqueada e a justificativa do ML em alguns casos é que identificaram atividades suspeitas ou os casos de coincidências cadastrais. Vou compartilhar algumas informações sobre isso.

O ML tem uma base de dados gigante, da ordem de 1 PetaByte, apenas com dados de cruzamento de contas. Tudo que você faz é registrado lá e fica associado: id da conta no ML, cpf, contas bancárias que utilizou prá saque junto com o cpf ou cnpj da mesma, ip, mac address e mais coisas.
Toda atividade feita na conta é verificada junto com estes dados. Existem alguns gatilhos que são automáticos, outros acionam um alerta, onde um analista irá verificar os dados.

Estes dados são usados para suspensão e/ou bloqueio de contas, portanto é preciso tomar muito cuidado com algumas atividades que possam ser consideradas suspeitas, mesmo que você não tenha intenção de agir de forma errada. Não sei ao certo por quanto tempo os dados históricos são guardados e não adianta limpar cookies, isso ajuda, mas existem outros dados que podem ser utilizados para essa associação.

Vou citar alguns casos, alguns são conhecidos e outros não:
– Você tem mais de uma conta, com dados semelhantes. Jamais negocie entre as duas contas. Isso é bloqueio imediato.

– Você tem mais de uma conta com dados diferentes ou tem um parente ou conhecido que mora com você que também tem conta. Jamais negocie entre elas. Como normalmente você acessa do mesmo local, pode bloquear imediatamente ou depois de um tempo, onde eles alegam atividades suspeitas.

– Não permita que outras pessoas utilizem o seu computador para acessar a conta deles do ML. Fazendo isso, a sua conta será associada de alguma forma à conta da pessoa. Pode ser que nunca aconteça nada, mas se algum dia esta pessoa vir a ter algum problema na conta dela, a sua aciona um gatilho de verificação, que pode levar à suspensão ou bloqueio. Desta forma, também não ofereça seu computador ou celular para um cliente logar na conta dele e te qualificar, caso ele tenha ido retirar o produto pessoalmente.

– Ao solicitar saque para uma conta bancária, todos os dados envolvidos ficam associados. Jamais use esta funcionalidade para sacar dinheiro para pagar alguém por exemplo. Saque somente para sua conta ou de pessoas de confiança (esposa, marido, pai, mãe), mas tenha sempre essa associação em mente. Se você ou o titular da conta bancária já teve uma conta do ML bloqueada, não use os mesmos dados ou conta bancária para sacar, pois
isso pode trazer problemas. Se você precisa pagar alguém, saque para sua conta bancária e depois pague a pessoa ou fornecedor. Você pode enviar dinheiro pelo MP, quanto à isso não tem problema. Quem recebe irá pagar a
tarifa de 4,99% sobre o valor recebido.

– O seu endereço de venda e de compra também está associado aos demais dados, portanto evite comprar produtos no ML e mandar entregar no endereço de outra pessoa. Pode ser que nunca aconteça nada, mas se algum dia alguém que tiver uma conta e fez compras no ML e mandou entregar no mesmo endereço tenha algum problema com a conta dele, é disparado um alerta na sua conta para averiguação.

– Jamais faça troca de qualificações. Os dados do comprador e do vendedor ficam associados entre si e se o ML pode
identificar esta troca de qualificações, mesmo que você use um terceiro.

Lembrando também que existem associações indiretas que podem não disparar o gatilho imediato, mas ativam alertas para verificação. Por exemplo, você tem uma conta e sacou dinheiro do MP para a conta do seu pai. Seu irmão também tem conta e também sacou para a conta do seu pai. Mesmo que você e seu irmão não tenham negociado entre si, estão ambos associados aos dados do seu pai. Pode ser que nunca dê problema, mas se algum dia a conta do seu irmão for suspensa por qualquer motivo, a sua entra em verificação.

Autor: Diógenes Lima – MDLivre

Dicas que ajudam a evitar a suspensão de sua conta. [Postado por Diógenes]