Muitas pessoas tem conta suspensa ou bloqueada e a justificativa do ML em alguns casos é que identificaram atividades suspeitas ou os casos de coincidências cadastrais. Vou compartilhar algumas informações sobre isso.

O ML tem uma base de dados gigante, da ordem de 1 PetaByte, apenas com dados de cruzamento de contas. Tudo que você faz é registrado lá e fica associado: id da conta no ML, cpf, contas bancárias que utilizou prá saque junto com o cpf ou cnpj da mesma, ip, mac address e mais coisas.
Toda atividade feita na conta é verificada junto com estes dados. Existem alguns gatilhos que são automáticos, outros acionam um alerta, onde um analista irá verificar os dados.

Estes dados são usados para suspensão e/ou bloqueio de contas, portanto é preciso tomar muito cuidado com algumas atividades que possam ser consideradas suspeitas, mesmo que você não tenha intenção de agir de forma errada. Não sei ao certo por quanto tempo os dados históricos são guardados e não adianta limpar cookies, isso ajuda, mas existem outros dados que podem ser utilizados para essa associação.

Vou citar alguns casos, alguns são conhecidos e outros não:
– Você tem mais de uma conta, com dados semelhantes. Jamais negocie entre as duas contas. Isso é bloqueio imediato.

– Você tem mais de uma conta com dados diferentes ou tem um parente ou conhecido que mora com você que também tem conta. Jamais negocie entre elas. Como normalmente você acessa do mesmo local, pode bloquear imediatamente ou depois de um tempo, onde eles alegam atividades suspeitas.

– Não permita que outras pessoas utilizem o seu computador para acessar a conta deles do ML. Fazendo isso, a sua conta será associada de alguma forma à conta da pessoa. Pode ser que nunca aconteça nada, mas se algum dia esta pessoa vir a ter algum problema na conta dela, a sua aciona um gatilho de verificação, que pode levar à suspensão ou bloqueio. Desta forma, também não ofereça seu computador ou celular para um cliente logar na conta dele e te qualificar, caso ele tenha ido retirar o produto pessoalmente.

– Ao solicitar saque para uma conta bancária, todos os dados envolvidos ficam associados. Jamais use esta funcionalidade para sacar dinheiro para pagar alguém por exemplo. Saque somente para sua conta ou de pessoas de confiança (esposa, marido, pai, mãe), mas tenha sempre essa associação em mente. Se você ou o titular da conta bancária já teve uma conta do ML bloqueada, não use os mesmos dados ou conta bancária para sacar, pois
isso pode trazer problemas. Se você precisa pagar alguém, saque para sua conta bancária e depois pague a pessoa ou fornecedor. Você pode enviar dinheiro pelo MP, quanto à isso não tem problema. Quem recebe irá pagar a
tarifa de 4,99% sobre o valor recebido.

– O seu endereço de venda e de compra também está associado aos demais dados, portanto evite comprar produtos no ML e mandar entregar no endereço de outra pessoa. Pode ser que nunca aconteça nada, mas se algum dia alguém que tiver uma conta e fez compras no ML e mandou entregar no mesmo endereço tenha algum problema com a conta dele, é disparado um alerta na sua conta para averiguação.

– Jamais faça troca de qualificações. Os dados do comprador e do vendedor ficam associados entre si e se o ML pode
identificar esta troca de qualificações, mesmo que você use um terceiro.

Lembrando também que existem associações indiretas que podem não disparar o gatilho imediato, mas ativam alertas para verificação. Por exemplo, você tem uma conta e sacou dinheiro do MP para a conta do seu pai. Seu irmão também tem conta e também sacou para a conta do seu pai. Mesmo que você e seu irmão não tenham negociado entre si, estão ambos associados aos dados do seu pai. Pode ser que nunca dê problema, mas se algum dia a conta do seu irmão for suspensa por qualquer motivo, a sua entra em verificação.

Autor: Diógenes Lima – MDLivre

Dicas que ajudam a evitar a suspensão de sua conta. [Postado por Diógenes]
  • Leonardo

    Enfim, como eu sempre digo, andem sempre na linha ou os “homi” passa a rasteira… E mesmo andando na linha corre-se o risco de ter a conta suspensa!

    Há dois anos tive a conta suspensa por “coincidências cadastrais”, naquela época meu apelido era igual a de um trambiqueiro la do Sul. Detalhe, sou do estado de São Paulo… Levou mais de uma semana para eles enviarem o e-mail de verificação dos dados para finalmente liberar a minha conta. Naquela época vendia pouquinho, coisa de 6 pacotes por semana, mas foi o suficiente para estragar meu humor por um mês. =/

    • Leandro Peg

      kkkkkkkkkkkkk

  • Corvo

    vish em dezembro perdi minha conta com 13 anos e comecei a usar a conta da minha esposa, so que estou fazendo os saques na minha conta bancária, agora to com o c* na mão…

    • Minha humilde opinião eu acho que não lhe trará problemas.

      • Corvo

        Tomara, agora to pianinho

    • Go_West

      Explique melhor, perdeu a sua conta “de graça”?

  • Samuca Klein

    fazer perguntas entre essas 2 contas teria problema?

  • Carlos Eduardo

    Olá sou novo aqui, moro num condomínio que tem uns 420 apartamentos, fiz uma panfletagem nas caixas de correio dos aptos com o link do meu anúncio no ML, e se algumas pessoas comprarem, será que vai dar problema em razão do endereço tipo mesmo cep, mesmo bairro, mesma rua, mesmo número, só muda o bloco e o apto ?

  • Állan

    Boa Noite, Diógines.Eu e minha mãe, temos cada um, uma conta no ML ( cada conta em um cpf). Aconteceu algo que ainda não consegui entender. na conta da minha mãe, tivemos um cliente que foi necessário bloquea-lo. Ele fez uma denúncia ao ML e o ML interrompeu o anúncio em questão. O problema não é esse. Acontece que alguns produtos, vendemos em ambas as contas. E na minha conta o anúncio também foi interrompido. Não interagimos entre contas. Mas usamos o mesmo endereço de envio em ambas. E as vezes acessamos as contas do mesmo computador e mesmo navegador. Minha dúvida é como o ML ?também vinculou aquele anúncio que foi denunciado, na conta da minha mãe, à minha conta também? Por quais vias o ML usa , para fazer essa associação. E o IP (não manjo muito dessa parte técnica de IP, portas, essas coisas), se for por IP o ML reconhece o IP da máquina ( de cada computador) ou do IP da rede pois temos uma internet de fibra e um roteador wifi em casa, o IP é da internet ou dá máquina (notebooks e desktop). Pois já vi comentários de vendedores que tem um computador para cada conta, assinam 3 internets diferentes. Minha mãe estava até comentando em trocar os computadores (acho que não é a solução). Parece que para evitar isso um jeito é acessar de navegadores diferentes? Ou limpar os cookies?