Alguns já sabiam, outros não, mas antes se você utiliza-se a aba “Texto” para publicar o seu anúncio a mesma serviria para todos os dispositivos, incluindo alguns celulares que utilizam o APP do Mercado Livre.

Atualmente alguns celulares não exibe o que é escrito na aba “HTML”, seja um simples texto, ou uma única imagem em HTML, para que o usuário consiga visualizar a descrição do seu anúncio que foi feita em HTML, é necessário clicar em “Visualizar Descrição do Anúncio” o que acaba não sendo automático uma vez que depende da ação do possível comprador.

O Mercado Livre alterou as ordens das abas que antes era “HTML” e “TEXTO”, para “TEXTO” e “HTML” assim existe uma certa indução para publicar seu anúncio em texto “limpo” tornando visível para todos os dispositivos, medida útil pois grande maioria já escreve um texto simples, porém em HTML e esse é o X da questão, tudo que se escreve em HTML é codificado em HTML mesmo sendo apenas “Olá Mundo”.
Desta forma, o vendedor que apenas utilizar o modo texto para publicação, alcançará os usuários dos dispositivos móveis pois a exibição será automática.

Snif, snif, paguei caro no meu template, agora ele está morrendo?
Meu querido gafanhoto ele não morreu, o Mercado Livre publicou conforme imagem abaixo que cerca de 1/3 dos compradores utilizam dispositivos mobile. Tecnicamente de cada 100 compradores, ≅33 não verão seu lindo template. Mas calma, irei te ensinar o pulo do gato que você só encontra aqui no Mercado Extremo!

Seria ótimo alcançar todos os compradores em potencial não é mesmo?
Pois bem, caso você queira manter seu HTML você pode.
Mas Mestre e os outros 33,333333% de compradores em potencial como alcançá-los?
Simples, você escreve tanto em HTML quanto em TEXTO, no modo texto exibirá para os “mobile” e HTML, exibirá para desktops, notebooks, tablets, e para a grande parcela dos celulares que acessam o Mercado Livre através do navegador.

Ah mas é muito trabalhoso fazer os dois…
então minha pequena libélula, você terá que escolher abandonar seu template ou não.

PUBLICAR
Alguns testes foram realizados por membros frequentes aqui do blog.
Créditos:
Juan,
Leonardo

Alteração nas abas na hora de publicar anúncios.
  • Rapsag

    Gostei do termo “pequena libélula” kkkkk.

    • Marco

      Fazer o que né, gosto não se discute.

      • Rapsag

        Realmente, é verdade! Kkkk

  • Leonardo

    Muito boa essa dica. Vou adaptar meus anúncios para a exibição mista ou até eliminar esses templates em HTML de uma vez por todas.

  • Pensador

    Muito bom. Grato por compartilhar.

  • Marco

    Vale lembrar caro Gafanhoto, que uma vez a descrição do texto esteja ativa a descrição em html não será mais visível quando o anuncio for acessado via mobile e o usuário continuara tendo que clicar na descrição do anuncio para ver a descrição completa (neste caso somente a descrição em texto). Achei no minimo infuncional (nem sei se existe esta palavra).

    • Quando realizei o teste era dessa forma. O que estava em texto era exibido e HTML ocultado em “esmartifone”.
      Agora se os dois ativos o HTML não ficará mais visível no mobile não é essa a intenção (Já que ele não aparece mesmo).?
      Agora com relação a ter que clicar para ver apenas o “Texto” só pelo fato de estar os dois modos ativados ai é complicado.
      Precisa testar um anúncio apenas “texto” e acessar o “esmartifone.”

      • Marco

        Aparece poucas linhas do texto na pagina principal do anuncio no mobile. Para ver a descrição completa, o meliante tem que clicar em ver descrição, aí neste ponto acho que deveria mostrar a descrição em html e não é isto que acontece. Em resumo: Colocou texto perde a descrição que estava em html no mobile.

  • Victor

    Eu gosto dos templates, diferencia pelo menos um pouco dos muambeiros. Pelo menos como comprador o template bem estruturado visualmente me inspirra mais confiança do que aqueles textos grifados em vermelho ou verde. Eu não faria questão do template se eu tivesse aquele bom e cobiçado selo de Loja Oficial (que é conseguido por métodos ainda “desconhecidos”).

  • Amanda Pinheiro

    Sei que é antigo o post, mas não custa nada perguntar rs
    Fiz um texto em HTML no mercado livre, porém o mesmo em um celular móvel não aparece em HTML apenas em texto normal, sendo que ja vi outros anuncios que exibem o o texto HTML no celular, o que eu poderia fazer para meu anuncio aparecer em html mesmo no celular?

    • Boa noite @disqus_sCKUhDYT95:disqus , nem todos celulares exibem o conteúdo correto do HTML.
      Tudo que foi escrito na aba HTML será tratado como HTML, se o celular não “quiser” exibir, ou exibir apenas o texto extraído do HTML, assim será.
      O ideal é escrever em texto puro, estilo bloco de notas (notepad) ai é exibido em todos os dispositivos.
      Lembrando que se o anúncio estiver com as duas Abas habilitadas, com Texto e com HTML, haverá exibição de um e de outro dependendo da plataforma, PC, Notebook, Tablet etc, exibirá o conteúdo da aba HTML, alguns celulares apenas o que estiver escrito na aba Texto.

  • Savio Santos

    O meu mercado livre tbm não aparece a opcao html e não consigo fazer um anúncio diferenciado usando templantes será que não tem como fazer aparece esta opcao.Eu digite um texto em formato de html e ele não aceita o que posso fazer