Olá galera,
Desde o final de semana do dia 11/06/2016 o WebService dos Correios está fora do ar impossibilitando o rastreamento pelo método “antigo”, alguns sistemas estão sem enviar o código de rastreio a seus clientes devido a utilizarem este WebService dos Correios, não é a primeira vez que isso acontece ano passado tivemos o mesmo problema.

Atualização do Software GEL5, para quem é usuário do Software Gel5, o mesmo já está apto a enviar os rastreios aos clientes através do novo modelo do site dos Correios, essa é uma forma alternativa até o que o WebSRO “antigo” volte, ou não.
Porém é necessário que você esteja na versão mais recente do Gel5 a versão: 5.0.0.720
Se você não possui essa versão ou não consegue baixar, deverá abrir um ticket através do Menu > Ajuda > Contato/Suporte

Alternativa para quem não utiliza nenhum sistema e possui poucas vendas diárias.
Poderá utilizar o site http://www.muambator.com.br/, você informará o código de rastreio da venda. E no campo e-mail adicional você informará o e-mail de seu cliente.

Software MDLivre, o mesmo também já está apto a realizar os rastreios através do novo modelo do site.

Boatos e especulações… não é a primeira vez que isso acontece, então corre boatos de que um dia os Correios irão se livrar deste método de rastreio ficando apenas com o “novo modelo”  http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/

Se você é desenvolvedor próprio e está enfrentando essa dificuldade é bom ir se adaptando aos dois modelos de rastreio, pois se um sair você terá o outro alternativamente.

Alerta de SPOILER, existe alguns sites semelhantes ao dos Correios que fazem o rastreio no modelo “antigo”, verifiquem a fonte do mesmo corretamente se é procedente ou não, pois podem até funcionar igual, no entanto ao mesmo tempo estarem armazenando os dados cadastrados. Se isso para você não for problema, então siga em frente olhe para o lado…

Dúvidas ou sugestões deixe um comentário abaixo.

Abraço à todos e até a próxima.

WebSRO dos Correios fora, dicas e Atualização do Software Gel5
  • Logan

    Valeu pela dica.

  • Pensador

    Não vejo muito problema de um outro site ter acesso aos códigos. Quais seriam as implicações na sua opinião?

    • Por mim é tranquilo, mas algumas pessoas não gostam que outras saibam a quantidade de postagens realizadas por dia, ou a agência de postagem preferida.
      Pelo mesmo motivo de utilizarem um apelido no Disqus ou no Mercado Livre, a questão neste caso foi apenas privacidade.

      • Pensador

        Entendo, ex-t, mas o código de postagem por si só não diz quem tá postando. A única informação é a cidade de origem. Antigamente poderia servir para alguma coisa, para “roubar” as indenizações dos outros por exemplo. Hoje em dia não serve para mais nada.

        • Sim realmente, no rastreio só informa a cidade origem, os horários, o trâmite e a cidade destino.
          Foi apenas um aviso mesmo.

      • Pensador

        Sobre o rastreamento, estava funcionando um webservice antigo dos Correios. Mas aparentemente depois que eles redirecionaram aquela página do websro.correios.com.br eles fecharam o acesso a este webservice tb.
        O rastreamento oferecido por aquela empresa é meio bugado. Às vezes demora para aparecer e tinha um e-sedex meu foi que devolvido e que não mostrava o rastreamento de jeito nenhum.
        Agora só resta o rastreamento do “sigep web” dos Correios, mas só tem acesso quem tem contrato com os Correios.

        • Entendo, qual empresa que é meio “bugado” ?

          • Pensador

            aquele da micropost

          • Ah sim, eu não posso falar pois eu vi o pessoal comentando porém estava em uma correria sem tamanho que acabei não colocando um código lá para verificar, apenas cliquei no link postado pelo pessoal.
            Porém tudo indica que eles estão coletando do novo modelo do site e quando fazemos uma consulta e ele traz o aspecto do WebSRO dos Correios que estávamos acostumados.

        • Eduardo RS

          O link do webservice que eu passei no tópico de quarta não precisa de usuário e senha.

  • Leonardo

    Em 2015 os Correios ensaiaram de desligar essa página antiga mas acabaram voltando atrás. Já em 2016 meteram a bicuda no servidor e amém!
    Pelo menos poderiam ter avisado com antecedência e fornecido um link alternativo, mas vindo de uma empresa estatal brasileira, no mínimo vão avisar daqui um mês e fornecer um link alternativo que irá nos redirecionar para instalar o BAIDU…

  • Wagner

    Em minha aplicação troquei a a url do websro pela http://sro.micropost.com.br/consulta.php?objetos=codigorastreamento que foi publicada aqui ontem….

    Para a maioria dos códigos de rastreio funciona bem, porém para os códigos que começam com SN da bug….

    • Douglas Wegermann Pereira

      Testei diversos números de rastreio neste link ai, e nenhum funcionou :/

  • Rafael Nascimento

    Eles avisaram na sexta, que seria uma migração de servidor e que seria de 23 as 00h, deixando o SRO indisponível nesse intervalo, não falavam de desativa-lo, então aparentemente deve ter ocorrido alg procedimento errado e travou tudo, pois vários rastreios pararam a mais de uma semana, o que leva a crer que todo o sistema de rastreamento esta em colapso, ate o interno.