Olá galera,
Desde o final de semana do dia 11/06/2016 o WebService dos Correios está fora do ar impossibilitando o rastreamento pelo método “antigo”, alguns sistemas estão sem enviar o código de rastreio a seus clientes devido a utilizarem este WebService dos Correios, não é a primeira vez que isso acontece ano passado tivemos o mesmo problema.

Atualização do Software GEL5, para quem é usuário do Software Gel5, o mesmo já está apto a enviar os rastreios aos clientes através do novo modelo do site dos Correios, essa é uma forma alternativa até o que o WebSRO “antigo” volte, ou não.
Porém é necessário que você esteja na versão mais recente do Gel5 a versão: 5.0.0.720
Se você não possui essa versão ou não consegue baixar, deverá abrir um ticket através do Menu > Ajuda > Contato/Suporte

Alternativa para quem não utiliza nenhum sistema e possui poucas vendas diárias.
Poderá utilizar o site http://www.muambator.com.br/, você informará o código de rastreio da venda. E no campo e-mail adicional você informará o e-mail de seu cliente.

Software MDLivre, o mesmo também já está apto a realizar os rastreios através do novo modelo do site.

Boatos e especulações… não é a primeira vez que isso acontece, então corre boatos de que um dia os Correios irão se livrar deste método de rastreio ficando apenas com o “novo modelo”  http://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/

Se você é desenvolvedor próprio e está enfrentando essa dificuldade é bom ir se adaptando aos dois modelos de rastreio, pois se um sair você terá o outro alternativamente.

Alerta de SPOILER, existe alguns sites semelhantes ao dos Correios que fazem o rastreio no modelo “antigo”, verifiquem a fonte do mesmo corretamente se é procedente ou não, pois podem até funcionar igual, no entanto ao mesmo tempo estarem armazenando os dados cadastrados. Se isso para você não for problema, então siga em frente olhe para o lado…

Dúvidas ou sugestões deixe um comentário abaixo.

Abraço à todos e até a próxima.

WebSRO dos Correios fora, dicas e Atualização do Software Gel5