Olá galera, moços e moças;
Para muitos isso nem é novidade, algumas contas mais novas não tem opção de não oferecer produtos sem ser pelo Mercado Envios, outras contas já foram submetidas a essa prática também no ano passado, algumas tem ambas opções, no entanto a cada dia que se passa a obrigatoriedade do Mercado Envios se torna mais sério e interessante para ambos, talvez um pouco mais interessante ao Mercado Livre, o fato que muitas pessoas poderão ser prejudicadas, pois possuem contrato com os Correios, e caso não tenha uma Loja Virtual, o contrato com os Correios se tornará obsoleto, ou não tão vantajoso.
Alguns receberam o seguinte e-mail:
MERCADO_ENVIOS_VENDEDORESAlém do aviso no site:
AVISO_ME
Espero que ninguém seja prejudicado, e se possível adaptem-se, pois será tendência.

Um grande abraço e até a próxima.

Possível obrigatoriedade do Mercado Envios a partir do dia 28 de junho.
  • Adult Entertainment

    Bom dia, para mim o ME nunca foi vantagem, segue comparação de uma simulação do valor do frete enviado pelo ME e pela minha loja virtual pelo meu contrato.
    Levem em consideração que pelo meu contrato são feito em media 200 envios dia e consigo esses preços que esta ai, imagina os valores acordados pelo Mercado livre com os correios para fazer milhões de envios dia.
    O que o Mercado Livre esta fazendo e ganhando mais dinheiro que o próprio Correios nos envios.

    • Marlene Maria

      Com certeza o MercadoEnvios se tornou uma grande fonte de renda para o MercadoLivre, não há o que duvidar.

    • Marcelo

      No meu caso que não tenho contrato, até o mês passado na maioria das vezes o valor do ME saia “elas por elas”. Hoje os fretes estão mais caros do que se eu pagasse a vista no Correios.

      Tudo bem que tem a vantagem de não precisar preencher o bendito AR e pagar o 1,5% do seguro, mas de 1 mês pra cá eles começaram explorar meus clientes sem dó nem piedade.

    • Corvo

      Isso sim é um excelente comentário comprovado e reconhecimento em cartório rsrs

      Sem nenhuma sombra de dúvidas que o ML tanto empurra o ME porque lucra MUITO com ele, certa vez cheguei a calcular a diferença do frete em algumas centenas de vendas e o ML ganhava mais com a diferença do frete do que com a comissão, e olha que eu comparava o preço que o cliente pagou pelo frete do ME versus o frete no balcão da agência, e o ML paga bem mais barato ainda que o frete do balcão então o lucro deles no frete é astronômico.

    • Leandro Souza

      ola boa tarde, vendo produtos da categoria cubo de rodas, coloquei frete gratis e o mercado livre me cobrou 25,90 frete fixo só quando fui postar no balcão o valor deu 109,00 o produto pesa 20KG, será que vou pagar a diferença? acho que o ML deveria colocar a capacidade de peso em cada categoria, pois só assim saberiamos ao certo como cadastrar produtos na categoria correta. desde já agradeço a quem puder de auxiliar nesta duvida.

      • Olá @disqus_WkcbXmO3vD:disqus, se outros vendedores vendem na mesma categoria o mesmo produto, pode não ter problemas, agora se o produto não está na categoria correta, poderá vir a cobrança da diferença em sua fatura do ML. Nesse caso é aguardar para ver.

        • Leandro Souza

          obrigado pela atenção, ate agora não paguei a diferença, justamente outras pessoas vende nesta categoria.

    • Lio Web

      Parabéns pela colocação comprovadamente lúcida

  • Bomfin

    Desde que o Ml começou com ME, tem havido uma inflacionalização constante nos custos de envio, inibindo muitas vezes a compra. Resta sabe se esse é um procedimento legal, e se cabe alguma sanção no caso do vendedor se sentir prejudicado pela obrigatoriedade.

    • Depois se falar de venda casada, vão falar que uma coisa não tem nada haver com a outra.
      Mas eu acho que se sou obrigado a usar um método e não tenho liberdade com outro, é venda casada.
      Mas cada um pensa de uma forma.

      • Master Coleções

        É venda casada? – Sim, não tenha dúvidas.
        Um bom advogado ganharia facilmente uma briga dessas.
        Qual a vantagem? – Nenhuma, brigar com o ML só traria prejuízo para o vendedor.
        O ML teria diversos recursos para “derrubar” o vendedor que quisesse comprar essa briga.
        De um dia para o outro as vendas poderiam cair gigantescamente.
        Poderiam arrumar um motivo qualquer para bloquear anúncios e até bloquear o vendedor.

        Desvantagem para o comprador? – Em alguns casos sim, vão pagar mais caro.
        Mas na realidade acho que o comprador mesmo pagando mais caro tem mais garantias e praticidade.

        Para a maioria dos vendedores o MEnvios foi uma mão na roda.
        Lógico agradar a todos não existe em qualquer lugar ou qualquer coisa.
        O ML sempre pensa e sempre vai pensar na maioria e no bolso deles.

        E o ML é simples, quem quer vender lá tem que aceitar as regras.
        Se são boas, ruins, corretas ou erradas isso para eles não importa.
        A “BANCA” tem a mão bem grande e pesada e a gente tem um lombo bem sensível.

        • Sim isso mesmo, concordo com as regras, outra época no Mercado Descomplicado,
          afirmaram que não era venda casada.
          Então ultimamente e principalmente aqui, não afirmo mais nada, só expresso um pouco
          do que acho e bola para frente.
          Quem não gostar do ML parte para outro, funciona assim.

        • Brigar contra sua pagadora, seu patrão, tem muitos que sem o ml não saberia o que fazer, para o ml ou vc segue as regras que eles impõe ou caiam fora, acho mesmo que isso uma imposição, aposto que do nada se a comissão aumentasse para 50% quase a totalidade continuaria vendendo.

    • Leonardo

      O CDC define venda casada como um produto e/ou serviço vinculado à outro… Trocando em miúdos, o MercadoLivre está oferecendo um serviço para você anunciar mediante o pagamento de uma comissão de 10 à 16%. Até ai, sem problemas, mas fornecer o serviço de anúncios e OBRIGAR o contratante a utilizar o MercadoEnvios, ai sim pode ser considerado como uma venda casada.
      Do ponto de vista deles, “não é”, pois quem paga pelo uso do MercadoEnvios é o comprador, mas no fundo trata-se de uma venda casada.
      Caso o vendedor sinta-se prejudicado (inclusive provando que há uma diferença de valores entre o MercadoEnvios e o contrato próprio), não só prejudicando suas vendas (serviço de anúncios), mas também lesando o comprador (no qual paga um valor abusivo pelo respectivo FRETE), ai sim pode ser enquadrado do ponto de vista do vendedor como uma venda casada e um crime de consumo do ponto de vista do comprador.

      Diante dessa explicação, temos dois planos imediatos:
      Plano A: Tacar o peru no ML e abrir um processo na justiça;
      Plano B: Aproveitar que esse espaço AINDA possui boa visibilidade e utilizá-lo como um trampolim para o seu site próprio.

      Não tenho nenhuma intenção em brigar com o ML, então já sabe qual plano irei adotar.

      • Bomfin

        Tem toda razão Leonardo, a melhor alternativa é essa mesma, desde semana passada estou estudando a possibilidade, ainda não decidi nada, mas vou acabar me decidindo uma hora, só fico sonhando com o dia em que o ML tenha um concorrente a altura, por outro lado sempre acabo caindo na real e percebendo minha utopia, pois o ML está voando tão alto, que qualquer tentativa de alguém que tente concorrer, se torna uma presa fácil para essa águia.

    • Go_West

      Bomfin,

      Inicialmente de fato o Mercado Envios estava padronizando o peso dos produtos, os vendedores que trabalhavam corretamente estavam sendo prejudicados por aqueles que aproveitavam uma categoria de 2 Kg e mandavam 10 Kg. O que percebo agora em meus envios é que esta sendo feita uma media pelo meu próprio produto. Se ele tem 0,800 agora esta la no sistema 0,800 pois foi o peso de postagens anteriores.

      Com esta nova migração, regras e afins, acredito que depois da tempestade venha a bonança para quem trabalha corretamente.

      • Terra Mendes Brasil

        NUNCA enviei nada além do que foi comprado e tive etiquetas recusadas. Desculpe, mas sua afirmação não procede com a realidade do que está ocorrendo com o problema de etiquetas. Etiquetas recusadas com o novo Sistema SVP, acusando o erro 99. Aliás, o SVP também serve para ajustar os pesos e medidas que estão diferentes no sistema.

        • Go_West

          Acredito que foi um erro de interpretação, ate tirei a parte em questão. Um dos erros pode ser peso, mas não é o único elemento nesta migração de sistema. Desculpe pois realmente coloquei de forma muito objetiva. Ja corrigi.

      • @disqus_L9L0xN3kXX:disqus, o problema das etiquetas recusadas não é nem tanto pelo peso, a maioria relatou que novo sistema identifica para aquele produto 3kg, mas na verdade o vendedor quer enviar apenas 800g. A situação é inversa nesses casos. Nos demais sim, irão se ferrar.

        • Terra Mendes Brasil

          Pra mim está claro que o problema é a falta da correta adequação do SVP com o Mercado Envios. Tive alguns produtos antigos que foram recusados, mas tb tive produto novo recém cadastrado, com nenhuma venda, que foi recusada. Enquanto isso vou postar em outra agencia, pouco mais longe que a agência que posto de costume, e que ainda não usam o SVP. Lá somente o SARA e não tem erro. Na agência mais próxima, apesar do gerente ser de bom relacionamento, se recusa a não usar o SVP, alegando que se não usar, qualquer problema no trânsito do produto, a responsabilidade do faturamento recairá em sua agência. Acho que depois que corrigirem esse sistema é que vai começar a dar problemas para quem posta a mais do que o real, pois o que ocorre agora é o inverso, produtos acusando 2 KG no sistema e só pesa 200 gr. Com o sistema novo, deve ficar cadastrado o peso do produto (anúncio) e se vc postar hoje o produto (anúncio) com 200 gr, amanhã dará erro se vc postar o mesmo produto (anúncio) com 02 Kg.

          • Pois é cada gerente fala uma coisa, aqui por exemplo, eles estão usando o sistema em “modo” teste, até porque ele não é totalmente integrado ainda, você lança a PLP nele, depois tem que entrar no SARA para finalizar o atendimento. Depois que vi o pessoal voltando com caixas embora, eu até brinquei com os atendentes porque eu conheço todos, cidade pequena é bom nesse quesito, e disse nem vem com esse sistema pro meu lado, então como agrupo tudo certinho agrado eles etc e tal, eles estão me “poupando” até virar de vez o sistema. Mas eu já passei por esse sistema, e enquanto não integrar com o SARA não vejo vantagem alguma pois tem que “lançar” de novo no SARA.
            A única vantagem que vejo é que ele permite lançar várias PLPS de uma vez, então para aqueles que vão com 300 PLP será útil rs.
            Digo novamente só é útil se fosse tudo por ele, mas no SARA a atendente terá que finalizar PLP por PLP novamente.

        • Go_West

          Exato, já corrigi, coloquei peso pois é um dos fatores, mas não dei abertura para outras possibilidades. Ja corrigido. Abs

          • Está tranquilo, acredito que quando reajustado o novo sistema, será ótimo para quem já andava/anda na linha, quem sabe os frete até melhorem para o vendedor, quem sabe….

      • Bomfin

        Sim, estão lapidando o sistema que começou de forma repentina e desordenada. Devagar todas as categorias estarão estarão com pesos certos e espero que com preços justos também.

  • Alexandre Camargo

    Um caso que passei do ME, o cliente precisava do produto no menor prazo possível, mas quando comprou não optou pelo expresso, resumo mandei por sedex por minha conta, tomei o prejuízo de frete (até hoje não consegui receber a tarifa Normal que o cliente pagou do ME) e ainda amarguei 20 dias de espera para receber o valor do produto. Fiquei puto e tirei todos os anúncios da opção de ME que podia, resultado; as vendas caíram, fui obrigado a recadastrar no ME.

    • Corvo

      Alexandre desculpe minha opinião sincera mas vc deu mole, se o cliente estava com pressa ele deveria ter optado por pagar o Expresso.
      No ML não adianta agente querer “fazer graça” pra cliente, pois depois que ele receber a encomenda não vai lembrar dessa sua preza nem mesmo pra te qualificar logo.

      • Alexandre Camargo

        Grande verdade Corvo, depois desta experiencia fiquei um pouco mais experto!

    • Bomfin

      Concordo com que o @corvo disse abaixo, e ainda digo mais, poderia ter algum problema com o produto e o comprador abrisse uma reclamação querendo devolver. Resultado: Vc tomaria mais uma sabugada no frete reverso, com chances de não receber o mesmo produto enviado, e ainda estaria sujeito a tomar uma qualificação negativa. Dessa vez vc teve sorte, pois foi só a canseira pra receber e a cortesia do frete pago a mais, e agora tem que brigar com o ML pra receber o valor que o comprador pegou pelo frete no ME. Permita-me dizer, mas quem se abaixa demais, a bunda aparece.

      • Alexandre Camargo

        Verdade, obrigado pelo alerta!

    • Go_West

      Normalmente o cliente que tem pressa é o cliente que menos precisa e vai dar dor de cabeça. Se ele vem no painel de perguntas com a palavra urgência eu ja recomendo ele a comprar de outro fornecedor pois independente de qualquer coisa não vou me comprometer. Quem tem urgência vai na loja da esquina pra comprar, e não na internet.

      • Alexandre Camargo

        Aprendi, mas como criança precisei passar pela experiencia.

  • Desde o início há uns 2 anos o ME sempre foi obrigatório pra mim, nunca tive a faculdade de utilizá-lo ou não.

    • Fernando Caparroz

      ou colocar o produto numa categoria que não aceite mercado envios… uhu.

      • Robson Camargo

        Qual categoria é essa????

  • Corvo

    Pra mim como Comprador acho o Menvios indispensável, não compro de vendedores que não utilizam.

    Como vendedor também achei muuito bom pois não tenho que tirar dinheiro do bolso pra pagar o frete, além de ter a grana solta antes.
    Fora alguns anúncios de coisinhas que envio por CR, nestes casos cadastro em uma categoria que não aceita ME e adiciono o valor fixo de frete, e vida que segue normalmente!

  • Silvio Franzen

    Matou quem faz dropship ou tem vários centros de distribuição, ou filiais, pois os correios não aceitam etiquetas geradas em outro estado. Como fazer agora com o mercado envios?

    • Alguns terão que adaptar-se, infelizmente.

      • Fernando Caparroz

        ou colocar o produto numa categoria que não aceite mercado envios… uhu….

        • Vih Garrido

          que categorias seriam estas?

  • Fernando Caparroz

    Amigos, o mercado livre comprou uma empresa de distribuição, estão fazendo VENDA CASADA, isso é permitido?
    O mercado envios tem que ser opção, é bom e é ruim, depende de como se usa.
    Eu também vendo no sistema pagseguro uol, onde posso ou não comprar a etiqueta de envios (normalmente o cliente que pagou o frete 20 reais eu comprando o frete / etiqueta de envios PLP, opcional, pago na etiqueta de envios 14.. 13 reais.. ou seja, ganho um pouco no frete também) é isso que o mercado livre vai fazer, ganhar no frete também, o cliente vai pagar frete 15 e eles vão ganhar metade disso.
    Eu tenho produtos que uso mercado envios, uso nos produtos maiores, os produtos memores eu coloco frete 12.. 15 reais, aí envio por carta registrada e gasto 6.. 7 reais.. ou seja, ganho um pouco no frete também (deixo o produto mais barato, divido o lucro no produto e no frete), agora vou ter que aumentar o valor do produto, ou seja, vender menos…
    Pra mim é VENDA CASADA, e não poderia.. sacanagem… só por Deus mesmo viu…

    • @disqus_8477ySuYZi:disqus, produtos abaixo de R$ 35,00 não serão obrigatórios o uso do Mercado Envios, por enquanto.

      • Fernando Caparroz

        ou colocar o produto numa categoria que não aceite mercado envios… uhu..

  • Olá pessoal! Por favor, poderiam me esclarecer a questão do bendito tamanho das etiquetas? Hoje uma atendente da agencia dos Correios da minha cidade recusou meus despachos alegando que a medida é de 14 cm, mas imprimi direto do site sem redimensionar, como sempre fiz e nunca recusaram antes, houve alguma mudança nisso? Obrigada !

    • Bomfin

      Olá Celia, o tamanho correto é 10 x 15 cm.

  • Marcelo B

    Fim da picada isso, eu vendo livros por registro MÓDICO, frete 6 reais, agora sobre pra mais de 15, e dependendo do estado que o cliente mora, mais de 40 reais de frete, isso vai ferrar bonito as vendas de muita gente, inclusive eu.
    Quem compraVA livros pelo ML vai comprar só no Estante Virtual, pois lá TODOS os vendedores, sem exceção, postam livros pelo registro módico, que tem amparo legal para envios de livros e materiais didáticos.

  • Vivian Corina De Barros Corbar

    Olá Pessoal. Estou começando em novo ramo e vou precisar enviar para todo o brasil, o meu produto tem grande volume, digamos 60x60x60 e pouco peso, ate no maximo 5 kg, o site diz que usando o mercado envios eu poderia enviar por, sei lá, 20 reais.. o que é absurdamente barato.
    Eles cobram a diferença depois?

    • @viviancorinadebarroscorbar:disqus, no ML, existe uma categoria pré-definida para seu produto? Se sim, nela já existe concorrentes? Se sim, e a mesma oferecer Mercado Envios, pode utilizar sem problemas.

    • Derlis Darío

      Vivian, também estou com a mesma dúvida! Você conseguiu enviar o seu produto por esse valor baixo?

  • Jackeline

    gente, socorro!
    vendi um dvd pelo mercado livre e o envio pelo mercado envio, mas os correios não estão aceitando, pois alegam que precisa de NF, mas não tenho NF, pois o produto é usado e antigo, como procedo? alguém me ajuda?

    • Se a agência está exigindo NFe, recomendo ir à outra agência.

  • bruno carapinha

    Bom Dia,
    A Implementação do Mercado Envios veio prejudicar o Mercado de Livros, Gibís, Revistas e HQ.
    A Maioria dos Compradores desejam o Frete Económico / Módico porque é considerado Cultura nos Correios logo até 500 Gramas pode seguir em Carta Registada ou Frete Módico e acima das 500 Gramas segue em Frete Módico… Com a Implementação do Mercado Envios este serviço de Frete não existe e obriga o Comprador a pagar o valor de PAC ou Sedex… pior ainda é que na compra de Vários Livros os Vendedores faziam o Cálculo ao proporcional do Peso e seguia tudo em 1 só Frete, e agora se o Cliente que comprar vários Livros distintos (Anúncios) terá de pagar 1 Frete para cada Compra… Absurdo, completamente desproporcional para um Cliente assíduo do Mercado Livre…
    Acredito que todos os Vendedores de Livros brevemente deixarão de Vender… os Clientes deixarão de Comprar e o Mercado Livre deixará de Intermediar as Negociações dos Livros, perdendo assim, a maioria das Negociações de Livros/Revistas de Todo o Brasil…
    Acredito também que o Mercado Livre tem potencial suficiente para alterar a Plataforma do Mercado Envios para a Categoria de Colecções e Comics, eliminando esta obrigatoriedade… claro, que terá de haver bom senso de todas as partes interessadas…
    Caso o Mercado Livre opte por manter esta Política irá abrir espaço que novas Plataformas de Leilões absorvam esta falta de equidade…
    Atenciosamente,

  • James Seixas

    Vendi um produto com mercado envios, se eu enviar o produto por contra própria recebo o valor do frete cobrado melo mercado envios?

    • Depende, qual seria o motivo de ter feito isso?

      • James Seixas

        Ja tentei postar mais de uma vez, a atendente fala que o sitema pede para confirma o cep.
        Ela acha que é um cistema de seguranca em que as etiquetas devem ser confirmadas, como o mercado envios nao estao realizando este procedimento as etiquetas nao sao validas.
        Ja enviei por conta propria, mais queri o reembolso do mercado envios.

        • É sua primeira venda com Mercado Envios?
          Se for, tem que pedir para o atendente falar o erro que está apresentando na etiqueta.
          Alguns clientes informam o CEP errado na hora de fazer as compras, e chega na hora de postar acaba não sendo possível.
          De qualquer forma se você postar por fora, é melhor enviar com AR e guardar o recibo, para depois se tentar pedir o reembolso provar que realmente postou por fora e explicar o motivo do porque ter cancelado o envio através do Mercado Envios.

  • cristiane patoilo

    Boa noite, vendi pela primeira vez pelo mercado livre, porem meu produto é volumoso e o cliente comprou 4 unidades no mesmo frete, gostaria de saber qual o tamanho limite para embalagem enviada pelo mercado envios? Alguem sabe?

  • Flavia Seletto Grão

    Estou tentando enviar um pacote de 29kgs, porem da o seguinte erro: Fora dos padroes contratados. Conversei com o Mercado Livre e me pediram para alterar o produto para uma categoria que aceite esse peso. Qual categoria aceita esse peso? Alguem sabe?

    • Olá @flaviaselettogro:disqus, bom dia, realmente quando tentar postar um produto muito pesado que não condiz com o peso da categoria o sistema dos Correios barram.
      Para saber qual a categoria correta é necessário saber o que vende mais ou menos.
      Olhe a categoria que seu produto está anunciado e veja se não está muita errado.

      • Flavia Seletto Grão

        Vou pedir para meu cliente comprar novamente com outra categoria, para não ter o mesmo erro vc sabe que categoria posso postar? Qualquer uma que aceite o peso de 29kgs e tenha mercado envios rs Alguma dica?

        • Acho categoria de computadores, monitores, CPUS, impressoras.
          Imagina um produto grande e pesado, ou apenas pesado e procure a categoria :).

          • Flavia Seletto Grão

            Muito obrigada! Estou procurando alguma categoria de equipamentos de ginastica que aceite o mercado envios, espero não ter q levar de novo 29kgs nos correios a toa rs Obrigada

          • Se achar uma categoria desse tipo que aceite o ME não terá problemas, o único problema será o aumento do frete por conta do cliente.

  • Se o produto não for muito pesado não dá problema não.

    • MARTA OLIVEIRA

      cada produto pesa 2,040 kg, os 3 pesam 6,120 kg, Será que pode?

      • É necessário ver o limite máximo da categoria em que está o produto, pelo software MDLivre dá para ver e é gratuito para essa informação.
        Se não passar o limite máximo não há problemas.

        • MARTA OLIVEIRA

          Como vejo, não entendi direto, sou nova no ML. Obg!

          • MARTA OLIVEIRA

            Como vejo, não entendi direito, sou nova no ML. Obg! Onde vejo o peso máximo pra categoria?

          • Acessa o sistema http://www.mdlivre.com.br

          • MARTA OLIVEIRA

            Oi amigo!! Acessei, como faço agora? Já olhei tudo aqui e não consegui ver até que peso posso enviar. Obg

          • Vai nesse link: https://admin.mdlivre.com.br/items?label=active
            Escolha o seu anúncio e clica em “modificar” no topo abaixo do título “Modificar Anúncio” irá aparecer o peso limite da categoria.

          • MARTA OLIVEIRA

            Xi! 500g! Oxe.

          • MARTA OLIVEIRA

            Desisto! Mais fácil estudar pra ser astronauta! Obrigada tá amigo, pela atenção.

          • Astronauta é bem legal.!
            Você até pode enviar os produtos juntos, mas poderá ser barrado no caixa dos Correios por estar fora das regras de negociação, porém pode dar certo, é um risco, o máximo que irá ocorrer é ter que voltar com o pacote.

  • dio cane

    Mais um caso de venda casada no país do futebol. É uma vergonha! Um país com 204 milhões e não tem nenhum outro site no nível desses picaretas do Mercado Livre. O Mercado Envios foi criado para que as vendas aumentassem, mas já viram a oportunidade de lucrar no frete também. O frete está mais caro que pelo contrato nos correios. Vergonha.

  • Lio Web

    Amigos, boa noite. Sei pelo que li aqui e em outros foruns que o assunto MERCADO ENVIOS é pesado e controverso. Hoje fiz uma venda de um unico produto de plástico, pesa menos de 100 gramas e o valor foi 90 reais. Pois bem, o custo de envio pelo Mercado Envios é de 23,00 reais!!! Somando a comissão do Mercado Livre de 10%, chegamos a 33,00 reais ou quase 40% do valor do produto. Pelos Correios o frete ficará em módicos 8,00 reais. Pois bem, se eu não enviar pelo quase impositivo Mercado Envios, não imprimir as estiquetas e enviar por conta própria, mesmo assim serei realmente cobrado pelo valor do serviço não prestado e recusado?? Sei que o assunto é velho mas preciso de compaixão e resposta clara como ajuda. Sou novo no ML. Obrigado a todos.

    • Olá bom dia @lioweb:disqus, se a etiqueta desse produto foi impressa e você não quer enviar, só pode cancelar a venda.
      Quando custa seu produto e o frete?

      • Lio Web

        Não imprimi ainda as etiquetas. Obrigado pela gentil orientação, irmão!!! O produto custa 90reais, pesa 50gramas, é de plástico e a caixinha é mínima, pequena mesmo. Então é melhor fazer isso? Cancelar a venda. Avisarei ao comprador então e como procedo para reativar a venda pra ele?

        • Então @lioweb:disqus, não que seja a melhor opção, mas caso não queira enviar por ME, não tem como, tem que cancelar pelo seguinte.
          Se você enviar por fora por registro módico, vai triplicar seu problema,
          primeiro você não irá recuperar o dinheiro do frete que o cliente pagou, ele irá se irritar.
          segundo essa etiqueta irá ficar aberta e poderá lhe dar problemas
          terceiro, se der chargeback no módigo você não consegue recuperar seu dinheiro pois não utilizou o ME…
          Se o produto é leve você viu se a categoria está correta?

          • Lio Web

            Estou entendendo. Eu havia anunciado frete grátis com a certeza de que eu mesmo enviaria o produto entende? Mesmo assim o cliente paga frete tb? A peça é um olho de gato de farol de veículo. Vou olhar se cadastrei na categoria correta mas mesmo assim não tem mais como alterar categoria se estiver errada, ou tem? Isso mudaria alguma coisa?

          • Ah nesse caso não, quem paga o frete é você, e se enviar por módico pagará duas vezes, o valor do módico e do ME.
            Depois que existe vendas não pode alterar categoria.

  • Wilian Tavares Oliveira

    alguém me ajuda por favor, estou prestes a concluir minha primeira venda no mercado livre, o produto não pesa nem 20 gramas, gostaria de inserir carta registrada no anuncio já que o valor do frete pelo ME fica quase o dobro do produto, mas percebi que na minha conta e na de alguns não existe mais esta opção. como faço para incluir o valor do frete sem mecher no valor do produto?

  • Paulo Carvalho

    Pq o mercado livre não avisa , qdo uma venda foi feita, descobri por acaso o mdlivre , que me informou que eu tinha duas vendas por meio de boleto, e logo depois, o mdlivre me informou que o boleto foi pago, é o mercado livre não me avisou, se eu não tivesse descoberto por acaso o mdlivre, eu não saberia que tinha vendido.E como faço pra imprimir a etiqueta do mercado envios?

    • Boa tarde @disqus_vjb7onnluo:disqus, o Mercado Livre não considera mais boleto gerado como venda concretizada, ou seja, o cliente pode realizar a compra e imprimir o boleto e não pagar, isso era um problema enorme antigamente, pois vários compradores fantasmas geravam boleto acabavam com seu estoque e não pagavam entre outros problemas.
      Hoje apenas é mostrado no Mercado Livre as vendas que foram pagas, resumindo, cliente fez compra por boleto e pagou, você será avisado, cliente fez compra por boleto mas não pagou, você nem fica sabendo.
      O MDLivre serve para você ter uma noção dos possíveis boletos gerados que poderão ser pagos ou não.

      • Paulo Carvalho

        Ata ok , entendi, muito obrigado!

  • Anthar Cesar

    Não posso acreditar que seja legal este tipo de obrigatoriedade de ter que enviar os produtos com frete grátis, a novidade do ML a partir dos próximos dias, nenhum jurídico para esclarecer melhor?

    • Boa noite, @antharcesar:disqus, acredito que infelizmente não temos membros com essa orientação profissional.

      • Anthar Cesar

        Olá amigo, não posso achar que seja legal esta obrigatoriedade de ter que oferecer frete grátis, mesmo sendo subsidiado em parte o valor pelo ML. Isto deveria ser opcional. Mercado Livre faz o que quer e fica por isso.

        • Romulo Carvalho

          Estou com o mesmo problema. Estou sendo obrigado a fazer frete grátis em itens acima de 120,00 de valor e arcar com custos de envio em 40%. Vou ter que subir o preço de tudo, para não quebrar minha margem de lucro! Um absurdo isso!

          • Anthar Cesar

            Infelizmente foi o que fiz, não teve nenhum tipo de argumentação com eles.Ainda acho que este procedimento é ilegal.

  • Ana

    Olá, vocês sabem dizer se o ML ainda está obrigando os vendedores a aderirem ao Mercado Envios? Pergunto isso porque depois do fim do e-sedex nesta segunda-feira, os preços de frete pelo Mercado Envios subiram de forma anormal. Exemplo: na semana passada comprei um produto cujo frete com e-sedex custou R$ 27,90. Hoje após o fim do e-sedex, fiz a simulação do frete no anúncio deste produto que comprei e para minha surpresa agora o frete via PAC está custando R$ 40,90 e via sedex R$ 60,90. Considero isso um tremendo absurdo, pois tenho certeza que os preços via PAC não estão custando agora o dobro de antes só porque o e-sedex acabou. Se continuar assim, tenho certeza que os vendedores do ML vão perder muitos clientes. O jeito será migrarem para outro site de vendas que não tenha esta restrição de uso do Mercado Envios.

    • Bom dia @disqus_YtMXZoNJRL:disqus, sim é obrigatório em muitas categorias..

  • rafaela gracia Pereira

    esse mercado livre so prejudica com vendedores, vendo livros la tem caixas de livros q pesam mais de 12 quilos ai qdo chega no correios eles barram falam q o mercado livre colocou peso de 800 gramas e o envio por PAC e ate 30 quilos então eles teriam q aceita se esta dentro do peso dos correios e não aceitam, estou passando muita raiva com eles e perdendo vendas.

  • Daniel

    Ola, bom dia!
    O mercado livre começou com o esquema de frete gratis, e ainda tenho que pagar 40% do frete.
    Gostaria de saber se tem como eu passar a conta pro comprador, como sempre foi?
    e como contornar essa “novidade”?
    obrigado

    • Marco

      O vendedor não paga. O vendedor somente paga 40% do frete se o seu produto for > 120. Se o comprador comprar varias unidades de produtos < 120 e o total ultrapassar os 120 o comprador será bonificado com o frete grátis e não será cobrado do vendedor.

      • Romulo Carvalho

        O caso então é que mesmo não querendo oferecer o frete grátis com 60% de desconto nos itens acima de 120,00, eles estão me Obrigando a oferecer. Não tem como mudar, não tem como desabilitar, nada!!! Então agora alem de pagar a taxa pelo anuncio, terei de arcar com quase metade dos custos de envio. E Minha margem de lucro, como fica, vou ter que aumentar o preço de meus produtos para não sair perdendo por causa desta palhaçada do Mercado Livre.

    • Romulo Carvalho

      Estou com o mesmo problema amigo. O caso então é que mesmo não querendo oferecer o frete grátis com 60% de
      desconto nos itens acima de 120,00, eles estão me Obrigando a oferecer.
      Não tem como mudar, não tem como desabilitar, nada!!! Então agora alem
      de pagar a taxa pelo anuncio, terei de arcar com quase metade dos custos
      de envio. E Minha margem de lucro, como fica, vou ter que aumentar o
      preço de meus produtos para não sair perdendo por causa desta palhaçada
      do Mercado Livre.

  • Renato Ramaldes

    Olá, gostaria de saber o seguinte:
    Moro em Resende (interior do RJ) e já utilizo o Mercado Envios.
    Eu posso imprimir a etiqueta e postar no RJ (capital) ou só posso enviar aqui da minha cidade?

  • Romulo Carvalho

    Estou como diversos outros participantes sendo Obrigado a oferecer frete grátis e pagar 40% do envio!!! Não tem como alterar, modificar, nada!!! Será mesmo que teremos que subir o preço de tudo, para não prejudicar as margens de lucro? Como fica isso? Alguém com conhecimento Jurídico, por favor nos diga se existe uma forma de abrir um processo contra O Mercado Livre?

    • Puts, se está reclamando da margem aumenta o preço produto entre 7 a 10 reais e cobre o custo do frete e seja feliz, é muita vantagem para comprador e o vendedor, um verdadeiro diferencial e um plus para as vendas e vc que entrar na justiça contra o ML?, ta de sacanagem né, é cada uma !!!

      • Romulo Carvalho

        Ohh amigão, você acha normal ter qua subir o preço de um produto 10 reais sem ser uma necessidade por causa do mercado? Assim como tem vendedores que vão sim subir os valores para não sairem no prejuizo, tem muitos que não estão nem ai. Vão deixar sim a margem de lucro deles cair de 20 30 reais por item para 10 15, porque sempre tem gente assim. Quando você anunciar um item e pensar: “ahhh está em um ótimo preço, menos que isso não dá, afinal só to ganhando 10 reais neste produto”. Engano seu, tem gente que vai botar o preço lá embaixo pra ganhar 1, 2 reais, pra te quebrar, porque as vezes é só um hobby dela, não o ganha pão!!! Então ser forçado a sair da faixa de preço da maioria da concorrência é ruim sim. E quanto a processar o ML, sim é bem plausível de se imaginar, já que eles estão impondo uma mudança. Você trabalha com ML? Já viu a quantidade de manutenção, problemas, erros que eles tem?

        • Você gosta de matemática pelo jeito né?
          Quanto é o valor de um frete comum para outro estado? Fala ai? R$ 25,00 para brincar?
          Antes você vendia a R$ 120,00 um produto sem dar frete grátis e o cliente pagava R$ 120,00 + R$ 25,00 de frete, total R$ 145,00… Certo?
          Agora você sobe um pouquinho do preço do produto porque é obrigado a oferecer frete grátis para todo o Brasil, mas eu sei que você é gente boa e aumentará só uns R$ 15,00 no frete, seu produto custará R$ 135,00 para o cliente com frete grátis para todo o Brasil Incluindo Norte e Nordeste que é um absurdo o frete para eles.
          Melhor pagar R$ 145,00 ou R$ 135,00?. Não sei, me diga você.
          Ahh mas existe vendedores prostitutos que não ganham o pão, vendem por Hobby, sério isso? Eles sempre existiram, e sempre existirão, com frete sem frete, comissão sem comissão.
          A evolução e as mudanças são uma constante, a flexibilidade e adaptatividade é nossa responsabilidade.

        • Vendo meus itens com 80 a 100% e até mais de margem, tem muita concorrência, já vi preço miserável e não ligo, continuo vendendo normalmente com meu preço, faça seu trabalho serio não se preocupe com concorrência e deixe quem quiser morrer de fome, que morra! eu não olho outros anúncio, quando um produto decai muito simplesmente substituo ele por outro, pois sempre haverá novidade no mercado.

  • ANDERSON MALAFAIA

    Uma coisa que não vi ninguém comentando, é que agora não tem vantagem nenhuma para o cliente retirar a mercadoria no local, pois o produto fica mais caro, já que obrigatoriamente temos que embutir o valor do frete “grátis” no valor dos produtos… além do que, se você insere esse valor do frete no produto, tem que lembrar que o mercado livre vai cobrar a comissão em cima do valor do frete também…um exemplo claro seria um produto que vc está vendendo por 200,00 no ML, e, supondo que ele esteja cobrando 20,00 de frete “grátis” obrigatório… obviamente, vc colocaria o produto pra vender por 220,00… além de ficar mais caro para quem poderia retirar o produto na loja, o mercado livre ainda vai cobrar 11% ou 16% em cima desses 20,00… minhas vendas diminuiram bem depois dessa alteração…. só pra constar no exemplo que dei, para vc ter o mesmo lucro que teria sem o frete “grátis” obrigatório, teria que anunciar o produto por 222,47 (com 11%) e 223,81 (com 16%). Quem tá somando somente o valor do frete, tá perdendo dinheiro e não sabe.

  • Mel Voltraip

    Achei revoltante. Eu nao usei o mercado envios, use pac normal. E eu paguei o frete o mercado livre apenas me deu o valor do produto que ele tirou uma casquinha. Bando de ladroes

  • Arapongas

    Ola, moro no Parana, fiz uma venda de um produto pelo mercado envios a um cliente do DF,porem o cliente quer trocar o produto, nesse mesmo tempo, fiz a venda desse mesmo tempo, fiz a venda dessa produto a um cliente de SP. Minha duvida é: O cliente de DF pode enviar o produto para esse cliente de SP atraves do mercado envios? Isso economizaria no frete de volta, ja que terei de enviar outro produto a ele.

  • Alcione

    Boa noite! Hoje me deparei com um anúncio de um produto com valor de R$ 53,00 e sem Mercado Envios, está como “frete a combinar com o vendedor”. O produto está classificado como novo e está em uma categoria que se enquadra no Mercado Envios. Tentei fazer um anúncio do mesmo produto, de forma idêntica, na mesma categoria e ao colocar o preço já apareceu aquela frase de que o Mercado Envios era obrigatório, nem dando a opção de retirar. Como será que esse vendedor conseguiu anunciar um produto neste valor sem aplicar o Mercado Envios? E ele ainda está fazendo Dropshipping internacional. Alguém consegue entender? Afinal pra mim em produtos acima de R$ 30,00 é Mercado Envios automático, não consigo tirar. Para mim que vendo produtos que necessita de um prazo de produção seria ótimo não colocar o Mercado Envios para não impactar na reputação, porém como os valores são maiores que R$ 30,00 não consigo deixar sem Mercado Envios. Como será que esse vendedor conseguiu? E ele nem é Mercado Líder nem Loja Oficial, tem menos de 400 vendas. Como? Estou totalmente sem entender.

    • Alex Lordelo

      conseguiu alguma solução para isso?

      • Alcione

        Olá, boa tarde! O tal anúncio foi pausado. Mas quando ativo ele estava sem Mercado Envios, com envio a combinar e o vendedor vendia por dropshipping. No perfil dele agora está verde escuro, sendo que nem tem outros anúncios, era apenas este. Mas por não usar mercado envios, conseguiu manter a reputação mesmo vendendo um produto que não tinha e que ia direto da China pro comprador. Descobri há poucos dias que uma conta nova, você consegue cadastrar os produtos com valores maiores de R$ 30,00 sem usar Mercado Envios. Não consigo entender, para os vendedores novos, que o Mercado Livre nem sabe se são corretos ou não, nem sabem como é a dinâmica das vendas e entrega dos produtos, eles deixam assim à revelia. E vendedores que estão no site há muito tempo, estão hoje prejudicados por uma avaliação injusta. Trabalho com produtos sob encomenda e estou sem vender, pois fiquei no laranja devido a prazo, mesmo tendo 100% de qualificação positiva em 3 anos, infelizmente os compradores só olham números, não vão lá no perfil ler o que os outros compradores escreveram. Falei com uma atendente há alguns dias e ela disse que realmente não tem como tirar Mercado Envios dos produtos acima de R$ 30,00. Isso pra quem já está vendendo há um tempo, porque pra novos isso pode. É a falta de lógica do Mercado Livre.

  • romildo souza

    não ta certo pois eu envio por carta registrada

    • Essa notícia é de 2016, você está com sorte, mas logo eles irão tirar essa opção.

  • Natalia Pivoto

    Olá,bom dia ! Pessoal, vim pedir ajuda de vocês !!! Sei que são bem experientes. Estou começando agora no mercado livre, queria sugestoes/opinioes, de como faço para alavancar minha reputação e poder ter mais vendas.

  • Igor Almeida

    Sai fora do mercado livre, o frete deles esta com preco muito elevado nao esta mais compensando vender pelo site, so benefícia o ML, sem contar que agora nao esta mas podendo vender via carta registrada. Aconselho procurarem outro site de vendas.