• Leonardo

    Excelente final de semana à todos!

    [Comentário longo, mas vale a pena ler, refletir e comentar. Para os engraçadinhos de plantão, não vai virar filme nem áudio livro, kkkk]

    Não posso deixar de comentar as “novidades” no MercadoLivre…
    É de conhecimento de alguns vendedores o quão velho são os e-mails mascarados e mensagens dentro das compras. Antigamente o e-mail era mascarado em cadastros de vendedores novos e alguns tinham acesso ao sistema de mensagens.
    Pois bem o MercadoLivre, ao que tudo indica, irá habilitar essas funções em todas as contas.
    O que eu acho sobre essas mudanças?
    – Como tudo na vida, devemos pesar os prós e contas e decidir se vale à pena defender essas mudanças ou reclamar para que elas não ocorram (o que é muito difícil, mas não impossível). Vou citar alguns prós e contras que vieram na minha cabeça de imediato:

    PRÓS DO SISTEMA DE MENSAGENS:
    – Acaba com a palhaça do Comprador virar e falar “Ah não recebi o e-mail informando sobre a cor do produto ou o prazo de postagem, etc”. E vou mais além, o vendedor enviou uma mensagem ao comprador, provavelmente aparecerá uma notificação (sininho) no topo da página para o comprador e também o comprador será notificado pelo app do celular.
    – Querendo ou não, é um sistema mais rápido (se comparado ao e-mail), semelhante ao Whatsapp, com a vantagem do MercadoLivre verificar o que foi acertado entre as mensagens. E, ao que tudo indica, eles usarão essas mensagens em casos de disputas.
    – Diminuirá o índice de reclamações abertas por compradores querendo informar a cor do produto, perguntar se o produto foi postado, etc…
    – Acredito que o “nível” de educação irá melhorar, pois quem terá a coragem de xingar ou “meter o loco” num campo de mensagens onde o MercadoLivre tem acesso direto???

    PRÓS DO E-MAIL MASCARADO (Acredite, encontrei apenas um)…
    – Diminuição do recebimento de mensagens fraudulentas e golpes. Isso só é bom para usuários inexperientes e leigos…

    Agora os contras!

    CONTRAS DO SISTEMA DE MENSAGENS:
    – É pessoal, não adianta reclamar, com essa das mensagens disponíveis a todo momento, prevejo um aumento de conversas desnecessárias por parte dos compradores e até alguns “sem noção” passando mensagens aos finais de semana e feriados querendo uma resposta imediata…
    – Sensação de “O FBI está de olho”… Perda total da privacidade entre vendedor e comprador.
    – Se você gosta de puxar a orelha do seu cliente sem noção, tome cuidado pois a banca estará de olho em seu comportamento.
    – Confiabilidade do sistema… Podemos confiar em um canal de comunicação rodando dentro da plataforma do MercadoLivre? Claro que não! Aposto, infelizmente, em quedas constantes, mensagens sumindo, notificações chegando mas as mensagens não aparecem, clientes desesperados enviando 5-10-15 mensagens iguais pois o vendedor não responde (justamente por conta do sistema sobrecarregado), etc…

    CONTRAS DO E-MAIL MASCARADO:
    – O e-mail enviado passará por um filtro robotizado totalmente analfabeto, assim como o Lula e o Tiririca… Quem já enviou mensagens com o e-mail mascarado sabe muito bem o que acontece. O sistema simplesmente oculta várias informações importantes e o cliente acaba não entendendo nada da mensagem… PÉSSIMO
    – Como existe um filtro no meio do caminho, as mensagens demoram à chegar ao comprador, isso quando chegam. Pessoas relatam dias de atrasos em algumas mensagens…
    – Perderemos o contato direto com os nossos clientes… Depois de vender, como fica o pós venda? Tenho que ficar falando o resto da vida com o comprador no campo de mensagens pois o ML não liberou o endereço de e-mail correto do cliente? Lamentável…
    – Entre outras desvantagens… (Não vou citar todas, mas vale a pena falar sobre o FILTRO aceitar apenas conteúdo em texto sem formatação, ocultando links e informações de redirecionamento enviadas por integrações com sites e outros sistemas de gerenciamento de vendas). Tadinho de quem usa GEL5 e afins para gerenciar as vendas. Melhor atualizarmos nossos e-mails automáticos e removermos todo o conteúdo HTML (isso se conseguirmos).

    Eai, tá equilibrado a situação ou não?

    Acho que não… Principalmente em relação aos e-mails mascarados.
    Pessoal, sintam-se livres para comentar. Não sou dono da razão e estou de ouvidos abertos para discutirmos sobre o assunto!
    É de suma importância discutirmos isso abertamente pois, querendo ou não, boa parte do faturamento da maioria dos vendedores desse fórum advêm do MercadoLivre!

    E que as forças do universo nos ilumine…

    • Furia

      O ML cada vez mais quer tirar o vendedor da negociação. Ele quer que o cliente sinta que comprou do ML e não do “vendedor”.

      Boa parte das alterações técnicas e de regra de negócio pra mim é sinal
      claro que o ML quer deixar o vendedor no anonimato. Daqui um tempo
      teremos que enviar os pedidos para uma sede do ML e eles enviarão ao
      cliente. Assim o laço entre cliente e nós estará eliminado de vez.

      O ML além da receita que uso para alimentar meu verdadeiro negócio que é a
      LV e LF. De bônus eu ganhava os e-mails para tentar converter via
      e-mail mkt os compradores de ML para clientes da LV. Agora parece que
      isso vai acabar…

      Então respondendo sua pergunta sobre o “equilíbrio”, talvez pra quem seja apenas um vendedor de ML não tenha
      tanto impacto, afinal hoje o cara não tem desejo de um negócio fora da
      plataforma. Mas para os que precisam de massa de contato para
      transformar em possíveis clientes de LV e afins isso é mais um golpe.

      • Leonardo

        Concordo plenamente. Eu tenho a minha loja virtual e sei o quanto é importante ter o cadastro do cliente para enviar promoções, ofertas e também receber o feedback da venda…
        O que dá a entender é exatamente isso, o MercadoLivre deixando nós vendedores em segundo plano!
        Fico imaginando quais serão os próximos passos… =/

    • AnarcoCapitalista

      Bom dia a todos e ótimo final de semana.

      Essa é a tendencia como o Furia falou, eliminar o vendedor da jogada como nos outros marketplaces.

      O problema em sim não são as mudanças, mas a falta de transparência, poderia receber ao menos um e-mail como uma linha sobre a mudança e só. Não tenho controle nenhum e sobre o que muda, tem prós e contras em tudo

      Eu acho que abre um oportunidade excelente para outras pessoas ocupararem o lugar do ML no vácuo que eles iram deixar.

      Mas eu não vou esperar isso acontecer e o maior pro que está acontecendo é esse.

      PRO: Hora de ficar malandro e ter uma estratégia para o ML representar o minimo da sua renda enquanto é tempo.

      • Bomfin

        Bom dia Anarco, realmente, hora de se mexer antes que a coisa comece a feder pro nosso lado. Por enquanto ainda não mascararam emails dos meus compradores, e quando isso acontecer, todo cuidado é pouco na hora de se responder uma msg.

        • Leonardo

          Por enquanto aqui está tudo normal. Tirando por base o MercadoEnvios obrigatório, meu cadastro sempre entra nas últimas levas de atualização…

    • Bomfin

      A plataforma não se suporta do jeito que está, com tantos bugs todos os dias, e mudança em cima de mudança, agora mais essa, vai chegar uma hora que vai travar todo o sistema, sou totalmente contra o “mascaramento”, tira totalmente a liberdade de negociação e principalmente o contato do comprador, que quando é bom, a gente preserva. ML já fez muita coisa boa, mas essa foi a pior de todos os tempos, Como sempre dizem aqui, ML dependência está se tornando um negócio muito perigoso.

      • Leonardo

        Exato. Independente de ser o MercadoLivre ou qualquer outro Marketplace, nunca podemos depender apenas de um local de vendas… Muitas pessoas e empresas sequer possuem um site ou uma loja virtual. E depender exclusivamente do ML está cada vez mais arriscado.

      • Pq não agregar somente esse chat dando mais uma opção de comunicação, porém não, vamos fechar ainda mais o cerco, qual vai ser a outra medida? que o estoque dos vendedores fique na sede do mercado livre para que eles tenha o controle dos nossos produtos.

        • Leonardo

          O estoque não ficará na mão deles pois guardar posse de estoque é muito caro, mas não duvido nada eles expandirem as embalagens com o logo do ML para mais pessoas como forma de propaganda gratuita entre outras exigências como subir o XML da NF-e para liberar o saldo no MercadoPago, etc…

          • Se exigir isso ML perderá competitividade pois se tornará o lugar igual aos demais e-commerce talvez até mais caro para comprar, eu mesmo anuncio mais caro no ml que em outros sites de vendas similares, diria que de 60 a 70% da plataforma se extinguiria só ia restar lojas oficiais e vendedores regularizados vendendo mais caro que em seu site próprio e vendas de produtos usados, ou seja, sem atrativo nenhum pois o público alvo do ml é o camarada pechincheiro que quer comprar barato não importando a procedência ou produtos que é difícil de encontrar nos e-commerce em geral, se é de loja ou não pouco importa, vejo muita gente reclamando que tomou gope gope gope e a experiência não foi boa mas não demora muito e já está comprando de novo no ml, tenho certeza que o ml continuará fazendo vista grossa nesse sentido ou cairá muito podendo ser até seu fim.

          • Engraçado que em contrapartida não existe nenhum email ou cpf válido do cliente.

    • Samuca Klein

      Bom dia Leonardo, primeiramente ótimas vendas para você e para todos nós!!! Queria saber onde você viu esta informação de que os e-mails dos clientes serão mascarados para todas as contas? pois aqui não tive nenhum contato mascarado ultimamente e também não vi esta informação em lugar nenhum..

      • Marco

        Bom dia Samuca. Irá ser implementado aos poucos. Segue citação: http://www.mercadolivre.com.br/mensagens

        • Samuca Klein

          PO que retrocesso isso ein!!! a parte do campo de mensagens no status da venda é realmente muito importante e uma reivindicação antiga de alguns vendedores como eu mesmo, mas mascarar o e-mail é sacanagem com o vendedor né!? mas não conseguiremos ver o contato nem via api sera?

      • Leonardo

        As informações estão sendo divulgadas nesse link:

        http://www.mercadolivre.com.br/mensagens

        Eles não falam explicitamente “será colocado em todas as contas”, mas você sabe como o ML age.

    • Vou dar minha opinião espero que ninguém se ofenda.
      Mas a maioria está criando TEMPESTADE em copo d’água.

      Tenho conta antiga minha (principal), e nova (eventual).
      As novas contas tem e-mails mascarados, é complicado? Sim, dá para contornar, claro!.

      A maioria aqui utiliza um sistema para gerenciar as vendas.
      Tanto o MDLivre, quanto o GEL5, acessam o e-mail mesmo mascarado (desmascarando o e-mail).
      Ou seja, você continuará enviando seus e-mails como antes. (O que mudou? Com o que estão preocupados?)
      Isso irá afetar os vendedores não atualizados (detalhe que a maioria aqui deste blog não é), até porque O GEL5 é bem barato e dá para colocar nas nuvens e o MDLivre é apenas R$ 20,00 por mês.
      E outra os sistemas acessam o cadastro do cliente via API, e nela o e-mail não pode ser mascarado, o cliente cadastra seu e-mail normal quando faz uma conta, se você for devolver o dinheiro ao cliente, vai ser ao e-mail verdadeiro e não ao mascarado, vai ser ao e-mail do Mercado Pago.
      O Mercado Pago, por mais que seja integrado ao Mercado Livre realiza de forma “grotesca” o gerenciamento das transações financeiras.
      A atual mudança, é para filtragem de conversas dentro do Mercado Livre, então é quase certeza que será possível coletar o e-mail verdadeiro de alguma forma. Seja pelo ML, pelo MP, até mesmo ME.

      Eu ficaria preocupado, se não tivesse acesso a informação que temos e não tivesse nenhum sistema, ainda sim, quando comecei outra conta e o GEL5 não estava atualizado para os e-mails mascarados, simplesmente coletava o e-mail do cliente pelo MercadoPago e atualizada no GEL5 manualmente (No cadastro de cliente), dava um pouquinho de trabalho, sim dava, mas não era o fim do mundo.

      Que essas mudanças servem de alerta para diminuir a dependência do ML, sim serve, aliás, qualquer bug é motivo para ficar em alerta.
      Uma hora pode ter um bug, ou mudança tão grande que se você não tiver alternativa, poderá ter uma quebra financeira significativa.

      Para ser um bom vendedor no Mercado Livre, você tem que imaginar que anda em um uma trilha cheia de vendedores, e nessa trilha vocês são apenas boas formigas trabalhadeiras, e que, quando cai uma pedra em cima dessa trilha, vocês à contornam e continuam seguindo em frente.
      Sempre haverá pedras em suas trilhas, e sempre haverá mudanças no Mercado Livre.
      O que você formiga diferente, poderá fazer, é criar uma trilha alternativa, um atalho (LV, LF),
      para que caso caia uma pedra tão grande nessa trilha que você não possa contornar, você já tenha outro caminho a percorrer.

      De qualquer forma, pergunto à vocês, com o que estão PREOCUPADOS.?

      • Leonardo

        Pois é, pelo que foi dito, vendedores desatualizados sofrerão bem mais do que nós.

        Levantei os prós e contras mas assumo que ainda não tive contato com as mudanças apresentadas… Então é esperar para ver. Felizmente meu ramo quase dispensa contatos após a venda para combinar cores de produtos ou outros detalhes. Vamos ver como os compradores se comportarão, acredito em uma melhora de comportamento e uma redução na abertura de reclamações desnecessárias…

        Só o tempo dirá!

        • Cristiano

          O que acabo de fazer agora é me colocar no lugar do Mercado Livre, e eu faria o mesmo que eles. É clara a intenção de não perder clientes/vendas para as Lojas Virtuais dos vendedores da plataforma.

      • AnarcoCapitalista

        Menos dependência do ML simples assim e isso é a jornada de cada um

  • Bomfin

    Bom dia a todos, um ótimo final de semana.

    • Boa tarde, igualmente.!

      • Cristiano

        Bom dia! E que as preocupações com as mudanças não nos tomem a cabeça, de forma a prejudicar nossas metas.

  • Mari Kampashi

    Bom domingo a todos!
    Acabo de ver que as qualificações negativas voltaram aos anúncios.

    Fui ver o anúncio de um produto que estou querendo e quando desço a página…lá está a negativa que o vendedor recebeu.
    Ou seja,parece que houve um retrocesso,pois antes era assim e acabava queimando o anúncio.
    Não param com as mudanças…

    • Danillo

      São muitos burro pelo amor dideus, acaba afastando os compradores e eles deixando de ganhar dinheiro.. quem administra isso é um jumento.. eu não sou a pessoa mais esperta do mundo.. mais tambem não sou jumento.. qualquer problema que da de qualquer jeito eles fode o vendedor para resolver, por que estão com medo de os compradores comprar?

      • Mari Kampashi

        Não há nenhuma lógica!
        Cansei de tentar entender certos posicionamentos da banca com relação aos vendedores.

    • Mário

      É froids… (2)

    • Não compra no mercado livre não é uma merda…..

      • Mari Kampashi

        A banca está nos mandando a merda!

  • Acho isso um roubo do mercado envios, é por isso que um anúncio para de vender de uma hora para outra. https://uploads.disquscdn.com/images/7dc2552c2fa50d6638ad1a388b272edfb5ee6f9216ef27cbfdce460250ecc1c8.jpg

    • Mário

      Tá fróids… preço e prazos estão assustando compradores….
      Tenho uma cliente que questionou o prazo e mesmo assim resolveu comprar… Menos ruim, o cliente sabendo já é alguma coisa…

  • Samuca Klein

    Boa noite pessoal alguém sabe o que é essa universidade virtual do mercado livre?