• AnarcoCapitalista

    Bom dia a todos e ótimo final de semana após a ressaca de vendas de ontem!

    • Bomfin

      Bom dia Anarco, assim seja para todos nós.

      • Mário

        Bom dia Bomfin!!

      • boa tarde @bomfin:disqus !

    • Mário

      Bom dia Anarco! Boas Vendas!!

    • Wagner

      Bom dia

    • Furia

      Bom dia, Anarco!

      Mês foi ótimo, alias ano foi incrível.

      Apesar do Black Friday ter muita pegadinha aqui no Brasil houveram boas ofertas pra quem soube garimpar. Eu aqui super satisfeito com vendas recorde de todos os tempos e compras que fiz para dar um upgrade na empresa.

      Super correria. Bora vender lenços até porque não teremos feriado nenhum até o final do ano.

      • Boa tarde @furiaml:disqus !

      • AnarcoCapitalista

        A ideia do Black Fraude é essa, fazer estoque em cima de que acha que vender com margem negativa leva a algum lugar………sim leva a alegria de compra pra revender uma semana depois com margem

    • Boa tarde @AnarcoCapitalistaReal:disqus !

  • Go_West

    Fico vendo a atitude dos clientes, é nítido o senso de imediatismo. Nós só sofremos com eles pois eles podem nos qualificar o que é uma pena.

    A Kabum fez promoção de alguns itens, 50 de cada, 100 unidades de cada. O cliente não consegue comprar e vai no Reclame aqui dizer que o site engana as pessoas, como se somente elas tivessem interesse naqueles produtos com preços baixos.

    Um roteador a R$ 10,00 se esgotou em segundos. O cliente vai la no reclame aqui e diz que a empresa não presta que é propaganda enganosa. O Mercado Livre tem mesmo que acabar com essa questão de reputação, qualificação. Sumir com essa oportunidade de algumas mulas de cliente ( Sim, com falta de respeito, pois tem alguns asnos que não merecem o acesso a internet que possuem ) Parar de prejudicar quem trabalha corretamente.

    • Ethan

      Discordo do amigo. Vamos pensar por outro lado.

      Se o ML acaba com o sistema de reputação, como você vai ter a garantia do vendedor que aquele produtinho CHINÊS que ele fala ser excelente, realmente é um bom produto? Ou pior, qual garantia terás que o mesmo vai chegar ate a sua residência? Tudo bem que o MP protege o seu $$$, mas olha o tempo perdido, a incomodação.

      O ML, por incrível que possa parecer, AINDA é uma comunidade. A Kabum é um site. Você pode montar o seu.

      Outro ponto principal. O ML lida tanto com pessoas jurídicas quanto pessoas físicas. Aquele produto na Kabum que voce compra a 200,00 reais, na pessoa fisica voce encontra a 150,00. Sem um sistema de qualificação/reputação, como o proprio ML vai decidir quem esta apto ou não a vender no Market Place deles? Não terão quaisquer métricas, seria tudo subjetivo, impossível de administrar.

      Se no Ebay ocorrem cafajestagens, imagina no Brasil, na terra da (p)utaria como fica a situação sem um score de credibilidade…

      Em 5 anos de ML, sempre vi o comprador como um ignorante, alguem que voce tem de cercar de cuidados para que tudo ocorra bem. Em 5 anos, se tomei 1 ou 2 prejuizos por desonestidade foi muito. Agora, lhe garanto, que tivemos muito mais compradores lesados do que vendedores. Isso é certo. Antes do sistema de reclamação do ML a (p)utaria rolava solta. O cara tomava uma negativa, e ligava o (f)oda-se, afinal, ele dava mais lucro do que prejuizo para o ML.

      • Marcelo

        Resumindo: Os certos pagam pela malandragem dos errados. Se não existissem picaretas, não teríamos necessidade da reputação. 🙁

        De qualquer forma ainda cabem algumas melhorias. É muito injusto receber uma negativa ou contraditória e cair do verde escuro pro amarelo ou laranja.

        • Ethan

          Exatamente. Sempre foi assim. E vou alem: O amigo deve saber por exemplo, que quando voce compra um carro financiado, uma casa financiada, etc, alguns poucos % daquela taxa, deve-se justamente a inadimplência. Ou seja, voce paga a mais, por aqueles que falham com o banco.

          Mas concordo, sempre podem melhorar. As vezes a melhora esta no seu proprio negocio tambem. Por exemplo, eu tenho mais de 30.000 vendas e nenhuma negativa. Vivo recomendando o pessoal a ir atras dos clientes, tentar de 1001 formas solucionar a situaçao. Para alguns, pouco importa uma ou outra negativa, para outros, importa sim. No meu conceito, negativa nao entra.

          • Furia

            Ethan,

            Seu ramo deve ter um nicho de pessoas bem acima da média. 30k de vendas sem nenhuma negativa mesmo você com os melhores produtos e serviço de atendimento é muito estranho.

            Bem, como já vendi e ainda vendo produtos em várias categorias de ML posso afirmar. Cada ramo tem sua sensibilidade maior ou menor para problemas que vai depender do público (sexo, idade, poder aquisitivo, etc) e depende do grau de subjetividade (gostar ou não gostar) que o produto pode ter.

          • Ethan

            Furia, como eu disse, nao tenho necessidade de mentir. Nao ganho nada com isso vindo aqui.

            Ocorre que eu me importo demais com as qualificaçoes negativas e ja pude ter a contra prova que elas fazem muita diferença quando olham e nao as veem.

            Pergunta:
            Vendedor A: Preço 370,90 – 20.000 vendas, 150 negativas, status 98%
            Vendedor Ethan: Preço 390,90 – 30.000 vendas, 0 negativa, status 100%

            Qual voce vai?

          • Furia

            Ethan,

            Sinceramente. Vou no vendedor A. Até porque ambos nesse caso são “fodões”. O preço melhor é o vendedor A, então eu compro dele.

            Até porque o ML hoje em dia cercou praticamente qualquer problema com a venda com MP e MEenvios. Se der algum problema basta abrir reclamação.

            Como comprador abri apenas 1 reclamação de todas as minhas 82 dentro do ML.

            Se fosse tipo 370,00 x 375,00 até poderia ir no vendedor com a reputação mais bonita.

            Outro fator de decisão pra mim é comprar de vendedor de SP, pois o frete fica bem melhor tanto no preço quanto da agilidade de receber.

            Enfim, eu não sou um comprador comum de ML. Essa questão não serve muito se tratando de vendedores comprando na plataforma.

          • Danillo

            Voce é o carta então com mais de 30 mil vendas e nenhuma negativa.. vai me desculpar so acredito vendo! não é que é que estou dizendo que voce é ruim vendedor.. longe disse.. é que hoje os compradores de negativa de qualquer forma.. atrasos , etc.. e as vezes não conseguimos remover essa qualificação.. pelo cliente ser um ….

          • Ethan

            Danillo, a hora que voce comprar de mim, voce verá o meu atendimento. Eu nao tenho porque vir aqui, e mentir ou me gabar que tenho 30k vendas e nenhuma negativa. Ate porque, acabei mentindo. Eu tinha uma negativa que acadei de reverter, HOJE, DOMINGO!!!

            De inicio, lhe digo, Eu uso o GEL5, e cada comprador, recebe:
            1 Email de boas vindas
            1 Email de pedido postado
            X Emails de andamento do pedido
            1 Email final agradecendo a compra.
            1 Email para duvidas, desistências, reclamações.

            https://uploads.disquscdn.com/images/32ab221ef019f945bae1fd8db3140720654fd1f426143a0e5e2f6a3849a15c70.png

          • Wagner

            Vai ser ruim se quando o ML implantar o sistema de mensagens, não ser mais possível enviar esses emails.

          • Ethan

            Mas onde esta dito/escrito que eles vao bloquear os e-mails dos compradores e sera somente possivel contato via ML?

          • Wagner
          • Wagner

            Tudo o que for enviado para o email mascarado irá parar no campo de mensagens. .. Se for html vira um link… Ou seja bem ruim.

          • Ethan

            Até agora, tranquilão…

          • ainda preocupado com o email?
            Impossível não termos acesso aos e-mails, não entendo a preocupação.

          • Furia

            Impossível é falta de imaginação! Kkkkkkkkkkkkkkk

          • Mas não é verdade? Não sei se concorda.
            Como disse outra vez, temos no mínimo 3 locais “visíveis” sem contar a API do ML, que é possível ver o e-mail. No Mercado Pago, na Etiqueta do Mercado Envios, e atualmente no ML que será desativado.
            A maioria aqui usa softwares que conseguirá visualizar o e-mail.
            Tenho conta nova é bem diferente com os e-mails mascarados e o campo de mensagens. Mas tudo segue normal, até o MD já envia para o e-mail cadastrado e não para o “mascarado”. Só que bloquearem tudo, mas tudo mesmo.

          • Junior

            Pouco importa isso de 30.000 vendas e nenhuma negativa. Além de utópico, isso não quer dizer que você é um grande vendedor apenas por isso. Pois se virar nos 30 mesmo que levando prejuízo pra não ter uma negativa não parece ser inteligente. Tem situações que o cliente é um asno e te negativa e tem como reverter enviando talvez outro produto, devolvendo o dinheiro, mas é bem controverso. Em padrões internacionais ter 5% das vendas negativadas ou neutras é considerado um padrão aceitável, eu compro de vendedores com sore apartir de 95%, então pelo menos pra mim nenhuma negativa do vendedor só mostra que ele ainda ta começando ou é amador.

          • Furia

            Junior,

            Pois é, fico pensando aqui se cada 100 pessoas 95 gostassem (taxa de aprovação 95%) de mim eu seria mais amado que Gandhi, Mandela, etc.

            Só na terra de ML que uma taxa de 90% de aprovação é considerado algo ruim. Pior nós vendedores e compradores aceitamos essa ideia.

            Outra coisa o comportamento de comprador ML e de loja virtual são totalmente diferente. Até hoje só tive um comprador de LV que realmente me deu dor de cabeça. Daí você consegue ver o quanto essa “chantagem” de qualificar tem peso para os compradores mimados e ignorantes (no sentido literal da palavra que nem deveriam ter acesso para internet).

            Concordo que esse negócio de não ter negativa na base da corrupção (enviando presente ou devolvendo dinheiro) ou amolecendo demais é o melhor caminho. Isso aumenta o problema, pois o cliente ficará mais mimado e acreditando que tem o poder para fazer isso com o próximo vendedor. Enfim, acho que esse negócio ficar preocupado demais com negativa é mais pelo lado emocional do vendedor do que prática para o negócio.

            Só discordo de você sobre “nenhuma negativa do vendedor só mostra que ele ainda tá começando ou é amador”. Acho que aí é generalizar.

          • Junior

            É isso aí conseguiu expressar com exatidão o pensamento. Sim tive um exagerou legal nas expressões. Mas quis dizer com amadorismo esse fato de mimar, nesse sentido.

          • Ethan

            Furia, cliente gosta de conforto, gosta de afago.

            Nada mais recompensador do que reverter uma negativa, com um elogio ainda.

            Essa é a minha filosofia de sucesso. Ja discuti muito com compradores, ja briquei, mas sempre coloquei e tentei expur a eles o principio da etica e da honestidade nesse Brasil ferrado.

            Semana passada mesmo. Comprador abriu reclamaçao, e ainda me negativou.
            Liguei para ele e perguntei o que estava ocorrendo. Ele me disse: “Ethan”, só pelo fato de voce estar me ligando, ja demonstra o teu profissionalismo. Nao se preocupe, estou retirando agora a reclamaçao e mudando a qualificação. Dito e feito. Nao precisei dar brinde nem nada. Para falar a verdade, eu acho que de todas as negativas que eu tomei, se dei brinde por causa do problema no produto, foi no maximo dos maximos umas 5 vezes.

          • Furia

            Ethan,

            Eu entendi. Na verdade você toma negativa e vai atrás do cara para reverter. Legal, é um cultura sua e do seu negócio.

            Por exemplo, ligar para o comprador nesse momento não é uma prioridade aqui na empresa. Primeiro colocando em produção um sistema helpdesk. Sinceramente não acredito que o fato de ter uma conta com mais ou menos negativa seja umas das chaves principais para o sucesso. A energia (custo + tempo) gasto para ligar. Ainda mais quando essa energia parte do dono, no caso você. Eu só faria isso, ligar, caso um funcionário meu estivesse capacitado para essa tarefa.

            Mesmo não acreditando que isso seja um bom caminho, meus parabéns por dar um atendimento nota 10.

          • Ethan

            Ok Junior. Se voce com 1000 vendas ja possui 10 negativas e esta feliz, é a sua opinião.

            TODAS as negativas que eu tomei, TODAS, eu reverti! Eu liguei para os clientes, expliquei a situação, e sempre fui bem recepcionado. Clientes gostam de serem tratados como crianças, gostam de atenção, gostam de carinhos.

            Outro detalhe: Varias e varias vezes, ja perdi a conta, os compradores vieram me falar, que apesar do meu preço ser um pouco mais caro (naquele produto), eles me escolheram pela credibilidade.

            Não é a toa amigo, que hoje eu sou mercado lider PLATINIUM (nunca me gabei disso aqui no forum, mas a situaçao exige). Nao tem como voce ter um faturamento acima de R$ 320.000,00 nos ultimos 3 meses tendo prejuizo.

            Mas, cada um se contenta com aquilo que gosta.

          • Junior

            Ethan, admiro seu empenho, agora você entrou num detalhe de pós venda interessante. Acredito piamente que é possível esse desempenho, pois como vendedor atuante em várias áreas a muito tempo sei que sim, isso é possível. É claro que aqui buscamos tornar o trabalho mais simples, e você pelo visto tira parte de seu tempo num pós-venda que poderia até ser um case de sucesso para outros vendedores e até você ganhar dinheiro com isso ensinando outros vendedores sobre sua forma de trabalho que é bem interessante apesar de não ser fácil de realizar devido a grande atitude de educação e cumplicidade com os problemas diários com os compradores. Parabéns de verdade grande camarada!

      • Go_West

        Ethan,

        A questão é a seguinte, existe a qualificação do vendedor e exite a qualificação do produto. Você opinar sobre o produto, se ele é bom ou ruim, se ele condiz com o anunciado e com as características, tudo isso já é possível. Opinar sobre o vendedor é outra situação.

        Hoje o Mercado Livre é infinitamente mais seguro para o comprador do que para o vendedor. É sabido que o cliente que quer comprar pela internet teoricamente não tem direito a ter a “urgência” pois esta envolvido no processo muito mais questões do que simplesmente a boa vontade do vendedor. A venda casada do frete com o mercado pago + CDC garante 100% de segurança ao comprador. Eu mesmo, quando compro algo nem me preocupo com a reputação do vendedor pois se não receber o que comprei vou cancelar a compra. Se ele demorar muito para postar eu vou abrir reclamação e tudo vai se resolver ao meu favor como cliente.

        Eu canso de dizer, se o cliente ler o anuncio ele encontra todas as informações do produto, se não tiver as informações ele pode perguntas e tirar suas duvidas. Não somos nós vendedores os responsáveis por ficar passando excessivamente a mão na cabeça do cliente. Hoje somos refém dos clientes com seus malditos direitos a te neutralizar ou negativar, colocando a sua reputação baixa e consequentemente comprometendo as suas vendas. O cliente não tem esse direito.

        Eu sou um pouco chato com reputação, tenho mais de 3.000 vendas, nenhuma negativa e nenhuma neutra mas nas ultimas semanas esta praticamente impossível manter esse cenário, os clientes estão loucos.. Um produto ja teve mais de 200 vendas, 200 aprovações e apenas um diz que o produto não presta. É ruim, é feio.. Estamos falando ai de uma relação de 200:1… Te pergunto, mesmo sem saber o que é meu produto você acredita que este cliente tem razão? Tudo em, vou la e digo que pode devolver sem problemas, que pode cancelar a compra, que dou brinde, ligo para ele e ele simplesmente me ignora.. Fica a pergunta, ate que ponto afinal 1 único cliente tem direito a impactar no mu negocio desta forma? No caso foi um neutra, e se o estupido resolve negativar? Infelizmente o ML joga minha reputação pra 99% e muitos clientes não olham os 3.000 positivos e sim o único negativo.. Isso sim é complicado. Tem que sumir com essa reputação. Se cliente não esta satisfeito, devolve o produto e pronto. Se não quer comprar na internet, vai comprar na loja da esquina e pagar 2x mais.

        • Ethan

          Acho que chegamos num consenso…

          Eu concordo contigo, agora. Mas conforme tu disseste antes, seria algo impensavel, em acabar com o sistema de reputaçao, justamente por termos tanto PF quanto PJ, e mesmo que fosse somente PJ.

          Vou tecer algumas opinioes nas suas frases:

          “A questão é a seguinte, existe a qualificação do vendedor e exite a qualificação do produto.”
          >>> Nós vendedores enchergamos isso. O comprador ve como um todo. Ja tive casos de comprador que me positivou mesmo o produto nao atendendo a ele, mas sao raros os conscientes.

          “Hoje o Mercado Livre é infinitamente mais seguro para o comprador do que para o vendedor.”
          >>> O cliente do Mercado Livre já não é mais bobinho. Ele sabe que tem a faca e o queijo na mão para te ferrar. Isso tambem me deixa louco como vendedor. Mas infelizmente, temos muito mais vendedores desonestos do que o contrario.

          “Eu canso de dizer, se o cliente ler o anuncio ele encontra todas as informações do produto, se não tiver as informações ele pode perguntas e tirar suas duvidas.”
          >>> Eu seria um cara tao mais feliz se os compradores lessem os anúncios e perguntas, kkkkkkkkkkkk.

          “mas nas ultimas semanas esta praticamente impossível manter esse cenário, os clientes estão loucos..”
          >>> Realmente estão, e eu não sei o que esta acontecendo em Novembro (no meu caso são as reclamações que cheguei a ter 12 em paralelo). Minha esposa mesmo disse que o meu nível de stress e esgotamento com os clientes esta visível. Deve ser EXATAMENTE a mesma situação que a sua. Quanto MAIS eu faço, parece que mais problemas surgem. Tudo isso é culpa do ML que acostumou equivocadamente os compradores.

          Ate semana passada eu acordava todo santo dia e pensava: OK, qual vai ser a reclamação hoje. Espero que seja somente uma unica para nao ferrar o meu indice.

          “ate que ponto afinal 1 único cliente tem direito a impactar no meu negocio desta forma? No caso foi um neutra, e se o estupido resolve negativar? Infelizmente o ML joga minha reputação pra 99% e muitos clientes não olham os 3.000 positivos e sim o único negativo.. Isso sim é complicado.”
          >>> Acostume-se, pois isso nao vai mudar. Eu vivo pensando o dia que vou receber uma negativa que eu nao poça contornar. Espero que nunca ocorra.

          • Go_West

            Ethan,

            Na realidade estamos no mesmo barco, remando para o mesmo local. Não estou a criticar apenas, estou apenas levando a reflexão a tendencia ao imediatismo que estamos vivendo.

            Como você faz eu também faço, quando recebo uma qualificação que não é condizente também ligo para o cliente e sabemos que nem parece que aquele cliente que colocou aquele comentário é o mesmo cliente que te atende na maior educação e cheio de pedidos de desculpas.

            Mas cama ai, ate quando vamos ter que ficar nesta preocupação? Ligar para cliente para resolver a ignorância dele? Desprender um precioso tempo para mimar cliente?

            Não é fácil não, por isso que acredito ser necessário remover esta questão de qualificação.

    • Furia

      Go,

      Acabar com a reputação acredito que seja ruim por se tratar de um marketplace com PJs e PFs. Tem aquele comprador que já compra ameaçando (na minha terra isso se chama chantagem): “- se não chegar tudo certo vou te negativar”. Algo precisa mudar. Problema que mudanças no ML é sempre complicado, porque na maioria das vezes piora ao invés de melhorar.

      Também não vejo com bons olhos o site Reclameaqui e similares. O CDC precisa se atualizar.

      O empreendedor atualmente se ferra em todos os lados: CLT, CDC, impostos e ainda precisa se preocupar com esse povinho que como você diz não merecem a internet que possuem.

      • Go_West

        Furia..

        Resumindo, estou sem a menor paciência em ter que perder tempo com cliente despreparado. A informação esta la, ele pode ler, pode perguntar e se não gostar pode devolver. Ponto. Não tem necessidade de fazer alarde, chantagem, chororó, querer like, curtida ou sei la o que..

        Tive cliente no ML que já me disse que por ele não comprava, mas a esposa dele queria e ele tinha que comprar. bloqueei ele, ele entrou com outro login me indagando o porque o bloqueei, disse a ele que se a venda antes mesmo de começar não estava boa não tinha nada para dar certo. Ele achou ruim e me taxou como péssimo vendedor. Tenha paciência né..

        Ano que vem vou entrar com a loja física e com a loja virtual. Vou praticar preço diferente e não permitir retirada como já faço hoje, se ouvir de cliente na loja que no Mercado Livre esta mais barato educadamente vou solicitar a ele para acessar do computador, comprar de la e aguardar recebe pelo correio igual o Ricardo Eletro ou o Extras faz comigo.

        Preguiça grande de cliente de ML.. Preciso do ML e ele não precisa de mim só por isso o tolero.. Rsss

        A reputação de uma forma diferente pode ate ser interessante, mas essa de positivo ou negativo tenha dó..

        • Ethan

          Cara, relaxa. Eu ja tive nessa mesma situaçao de stress. Sem bobagem, mas só atrai mais coisas negativas. Começa a segunda-feira pensando que tudo vai dar certo.

          Tira um tempo para ti, vai curtir a vida. O cliente é uma anta, sempre, e isso nunca vai mudar.

    • Vai na fanpage do kabum no face e tem o vídeo da promoção, 1000 unidades acabou em 4 segundos com 65 mil clientes on-line na página, a dica de cliente ninja é atualizar a página no exato momento da promoção apertando ctrl + f5 que vai puxar do servidor e não do cache.

  • Ethan

    Alguém mais notou que o ML não esta deixando acumularem os valores de tarifas para as faturas? Estão compensando no ato.

    .

    • Wagner

      Torço para que isso ocorra…. Pois ai é muito mais fácil se programar.