• Ryu K.

    Bom dia turma!

    • Marco

      Dia @ryu_k:disqus

      • Mari Kampashi

        Bom dia Marco!

        • Marco

          Dia @Mari Kampashi:disqus

      • Mário

        Bom dia Marco!

        • Marco

          Dia Mário.

      • Bom dia @disqus_KBoETbmERa:disqus !

        • Marco

          Dia @Ex-Terminator:disqus

    • Mari Kampashi

      Bom dia Ryu!

      • Bom dia @marikampashi:disqus !

        • Mari Kampashi

          Bom dia Ex!

    • Mário

      Bom dia Ryu!

    • Bom dia @ryu_k:disqus !

  • Kaike

    Bom dia!

    Estou com 3 vendas que foram postadas na sexta-feira e o sistema ainda diz que estou atrasado. Nunca demorou tudo isso para atualizar, atípico.

    • Mari Kampashi

      Bom dia Kaike! Estou com 2 vendas assim também.

      • Kaike

        Até agora consta como atrasado, já são mais de 72 horas gente, credo.

        • Marco

          Vai no MDLivre e verifique o código de rastreamento de uma das postagens, feito isso vai até o site dos correios e confira se o objeto foi postado, se constar no rastreamento relaxa que o seu trabalho foi feito, se não consta a postagem nos correios você tem que correr atras da fita e comprovar que foi postado.

    • Bom dia @disqus_gZKtYKGSNE:disqus !
      É sempre mesmo…

    • Marco

      Dia @Kaike:disqus.
      Já estou acostumado, o anormal é não ter problemas.

  • Mari Kampashi

    Bom dia pessoas! Uma ótima semana a todos!

    • Mário

      Bom dia Mari!!

    • Wagner

      Bom dia

  • Bom dia, pessoal. Aproveitando um post que escrevi em um grupo:

    Sobre pausar ou não anúncios e seus efeitos nas buscas:

    Imagine um campeonato de corrida de carros. Um piloto tem uma quantidade de pontos que ele pode ganhar dependendo da posição que chega nas corridas, se consegue a pole position, se consegue volta mais rápida, se faz o pit stop mais rápido, se é o mais simpático, se o macacão dele é verde, se o capacete tem uma estrela ou duas, o salário que ele ganha, etc, e a soma dos pontos conquistados determina a posição dele no campeonato.

    Se o piloto está na terceira posição e vamos supor que ele queira tirar férias e não disputar 2 corridas do campeonato, então ele não ganha pontos por aquela corrida. Enquanto ele não participa das 2 corridas, ele não aparece na lista de pilotos das
    corridas, mas continua participando do campeonato.

    Quando ele voltar a correr, se alguém ganhou pontos suficientes para ultrapassá-lo, ele perde posição no campeonato e isso vai depender de quantos pilotos agora tem mais pontos que ele, mas se ninguém o ultrapassou, ele continua na
    mesma posição.

    Um piloto pode participar de mais de um campeonato ao mesmo tempo, o que não garante que ele esteja na mesma posição em todos os campeonatos dos quais participa. O nome do piloto é o que determina em quais campeonatos ele participa e se em um mesmo campeonato, mais de um piloto tem a mesma pontuação, existem critérios de desempate, para determinar a posição de cada um.

    A empresa responsável por atualizar a pontuação e calcular a posição dos pilotos no campeonato sem sempre fornece os dados em tempo real, portanto qualquer alteração pode demorar um tempo não definido para ser efetivada.

    Se você ainda não conseguiu fazer a analogia, vamos lá:

    O piloto é o seu anúncio. O campeonato é o resultado da busca utilizando o conjunto de critérios X. A posição no campeonato é a posição do seu anúncio na lista de resultados, lembrando que usando o critério X seu anúncio pode ter uma posição e usando o critério Y pode ter outra posição. Pontos são pontos mesmo. Ganhar corrida, pole position, pit stop, volta mais rápida, ser simpático, cor do macacão e quantidade de estrelas no capacete são os critérios do ML como número de vendas, número de visitas, tipo de anúncio (clássico, premium ou grátis), se é mercado líder, se é loja oficial, preço, etc (porém o ML não divulga o que é o quê, então só fazemos suposições e a lista não está em ordem de correspondência). Não disputar uma corrida é o tempo que seu anúncio fica pausado. A empresa que calcula pontos e a posição é o MercadoLivre (e seus servidores de indexação de buscas que não são os mesmos de cadastro, mas isso é assunto para outro post).

    O título do seu anúncio (e talvez a categoria) são o que determina se serão usados os critérios X ou Y para o seu anúncio e vários atributos são usados para “desempatar” anúncios com mesma pontuação. Isso pode fazer com que usando o critério X seu anúncio tenha posição melhor que o de um concorrente, mas usando o critério Y a posição seja pior, no mesmo anúncio, ou seja, se você alterar o título do seu anúncio, ele muda de critério e isso pode fazer ele perder posição nas buscas específicas. A posição de um anúncio nunca será fixa e será calculada pelo ML em um período não informado.

    Por alguns testes que fiz, o preço influencia na posição, porém ele tem um peso direto menor do que outros critérios. Aumentar o preço de um anúncio faz ele perder posições de forma mais lenta e faz ele voltar à posição original de forma mais rápida, e pausar tem um efeito mais imediato para sair e mais lento para voltar. Eu acredito que isso acontece porque quando um anúncio é pausado, após algum tempo ele deixa de ser indexado nos servidores de busca e volta a ser indexado quando é ativado, e isso vai ser influenciado pelo tempo que os servidores de indexação levam para ser atualizados. Quando se altera o preço ele continua sendo indexado, mesmo que isso resulte em uma posição mais abaixo na lista.

    • Furia

      Em resumo, para os vendedores que ainda não se tocaram. Sua alma e corpo pertencem a Banca, estava lá no final do contrato com letras miúdas no ato da assinatura. Nada de férias nem no sonho. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Wagner

        Todo ano tiro férias de pelo menos 15 dias e até o momento não fui prejudicado tendo todos os anúncios pausados voltando praticamente no mesmo dia as suas posições originais.

        • Furia

          Seu cliente fica a deriva durante 15 dias?

          Tipo se eu comprei algo da sua loja no último dia de postagem e tive problema precisa aguardar sua volta para resolver o problema?

          • Wagner

            Sim…. Dou suporte por email, mas resolver de fato, somente quando retorno.

          • Furia

            Eita!

          • Wagner

            Trabalho para viver, e não vivo para trabalhar…
            Quando trabalho, trabalho duro, mas acho mais do que justo descansar com minha família.

          • Furia

            Sim justo e merecido. Mas a empresa e cliente não tem nada com isso. Bem, cada um sabe onde o calo aperta.

          • Furia

            Wagner,

            Fiquei pensando muito sobre essa questão de trabalho e férias.

            Para muitos o trabalho é apenas uma fonte de renda. Do tipo a pessoa não gosta do que faz, mas sim do resultado financeiro oriundo do trabalho.

            Eu trabalho hoje exatamente no que mais amo. Cada minuto aqui é um prazer. Não vejo o meu trabalho como uma coisa amarga. Quando vejo já é tarde e preciso ir embora.

            Não digo que trabalho para viver e nem vivo pra trabalhar. E sim o meu trabalho faz parte do meu ser até porque não vejo o trabalho como algo penoso e sim desafiador e prazeroso.

            Posso afirmar que mesmo que ganhasse na loteria continuaria aqui fazendo o que tanto gosto. Já não é por dinheiro e sim por um legado e por impactar vidas positivamente. Algo realmente além do “trabalho”.

    • Pensador

      É isso aí. Um post oportuno no momento em que muitos estão pensando em tirar férias.
      Não que não seja importante tirar férias. É que é mais importante ainda ter pessoas trabalhando na empresa para que a empresa não pare nas férias.

      • Furia

        Exato!

        Pra mim vale aquela frase: “o dinheiro nunca dorme e não aceita desaforos”.

        A equipe da empresa precisa tirar férias/folga em rodízio. “- Não tenho equipe, trabalho sozinho”. Então, prezado colega você tem um problema maior do que pensar em tirar férias.

        Eu acho absurdo a empresa inteira fechar. Isso na minha visão é falta de planejamento. Imagina se o seu banco coloca uma placa e um banner no Internet banking: “- estamos de férias voltamos em 15 dias”

        • Wagner

          Pelo contrário… Não é falta de planejamento… É preciso muito planejamento para conseguir tal feito… E garanto que poucos são capazes de conseguir.

          Minha empresa é familiar e gosto de tirar férias com minha família, logo fecho mesmo.

          Me planejo o ano inteiro para equilibrar as finanças da empresa e tornar isso possível.

          • Furia

            Wagner,

            Não quis ofender. Apenas foi meu ponto de vista. Pelo que te conheço aqui é um baita empreendedor e falta de planejamento não é o seu problema.

            Só acho que eu como cliente não gostaria que a empresa que comprei um produto ou serviço me deixasse na mão durante 15 dias.

            E como citei no exemplo. Imagina seu banco e outros serviços simplesmente colocarem uma placa: “- prezado cliente, voltamos em 15 dias até lá boa sorte”.

          • E essa, “prezado cliente estamos em GREVE” kkkkkkk

          • Furia

            Greve é a coisa mais absurda nos dias de hoje. Deveria ser crime e não direito. Foi importante nas décadas passadas. Hoje em dia o cara está insatisfeito com o trabalho, simples pega o boné e procura outro.

            Hoje greve virou férias de funcionário.

          • Marco

            E principalmente: Remunerada.

          • Wagner

            Não me ofendi, rsrsrs
            Apenas estou expondo como funciona aqui, e para mim tem funcionado.

            É que apesar de gostar muito de trabalhar, prefiro colocar minha familia em primeiro lugar, e como minha empresa é familiar, essa é a minha solução.

            Diferente de um banco, não ofereço um serviço essencial para a sociedade e metade desses 15 dias ja é feriado por natureza (semana entre natal e Ano novo) … Entretanto nesse tempo todo repondo aos compradores e se necessário entro em contato por telefone para combinar a melhor forma de resolver…

            Até hoje tem dado certo aqui.

          • Bom lá vou eu entrado de paraquedas…
            Os dois vendedores são bastante solícitos, e ambas empresas possuem planejamento.
            Nenhum dos dois estão errados do ponto de vista inicial.
            São diretrizes e modelos de negócios diferentes, se talvez o papel de ambos fosse trocado ai sim essas empresas não iriam para frente.
            Cada um encontra uma fórmula correta para si de trabalhar e obter dinheiro como consequência de seu bom trabalho, seja ele com férias ou não.
            Saúde e família devem sim vir em primeiro lugar, como os empreendedores lidarão com isso não sei, alguns trabalhão nas “férias” para oferecer conforto à essa família, outros à levarão para passear.
            Ambos estão servindo o mesmo propósito de forma diferente.
            A nível multi-empresarial, se você quer ser um “Ricardo Eletro, Connect Parts, Estrela 10” da vida,
            talvez o desligando momentâneo possa te atrapalhar ou não, quem saberá?.

          • Furia

            Sim, concordo plenamente saúde e família sempre em primeiro lugar. Afinal trabalhamos pra caramba para ter qualidade de vida. Se fosse para ser pior sempre era melhor voltar ser funcionário.

          • Pensador

            Eu acho que o grande lance é:
            até onde queremos ir.
            Se queremos ser uma empresa pequena, familiar, ou se queremos crescer.
            Como tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens.

          • Vegano

            Prefiro ser pequeno e muito familiar!!

          • Furia

            Vegano,

            Corrigindo: Você é muito GRANDE e muito familiar. Kkkkkkkkkkkkkkk

          • Vegano

            Grande eu? Kkkkk piadista vc eim?

          • Furia

            Pensador,

            Tudo na vida você perde de um lado e ganha do outro. Até mesmo viver solteiro ou casado. Ambos tem vantagem e desvantagem.

            Além do “querer” ser empresa pequena ou grande. Familiar ou não. Existe uma questão ideológica a se contar: se o cara é empreendedor ou empresário. Se trabalha por dinheiro ou se trabalha para deixar um legado que por consequência retorna dinheiro.

            Eu amo o que faço. Sempre digo que se morrer em minha mesa de trabalho morrerei feliz como um gladiador em sua arena de batalha.

            Enfim, tem muito com a grande questão: “- qual o seu propósito de vida?”

          • Vegano

            Eu concordo plenamente , fecho tudo e pronto.

    • Cuidado com o tempo gasto no “pit stop”, fui obrigado a sentir isso na pele.

    • Ethan

      “Por alguns testes que fiz, o preço influencia na posição, porém ele tem
      um peso direto menor do que outros critérios. Aumentar o preço de um
      anúncio faz ele perder posições de forma mais lenta e faz ele voltar à
      posição original de forma mais rápida, e pausar tem um efeito mais
      imediato para sair e mais lento para voltar.”

      Eu concordaria com tudo isso, se nao estivesse sofrendo na carne este problema, DE FORMA CONTRÁRIA.

      Todos os anuncios que estou acompanhando estao na mesma categoria buscando por PALAVRA_X. Ao buscar, por PALAVRA_X, ela é categorizada, ou seja, não aparece como uma pesquisa generica (inicio > )

      O meu preço é o SEGUNDO menor, e isso, a cada semana, me faz perder entre 1 a 2 posiçoes. Eu possuo:

      – Melhor reputaçao que 50% dos anuncios a minha frente.
      – 10x mais vendas DIARIAS que 70% dos anuncios a minha frente.
      – 10x mais perguntas que 90% dos anuncios a minha frente.

      E mesmo assim, acompanhando diariamente, ele nao sobe de posiçao, conforme busca da PALAVRA_X.

      Um detalhe importante: Uma vez, pausei o anuncio exatamente conforme mencionado. Fiquei com ele 5 dias parados. Ao retornar, voltei direito na PRIMEIRA posiçao, o que durou aproximadamente 2 dias, tendo se estabelecido posteriormetne o comportamento normal (TERCEIRA fileira).

      Eu realmente nao sei o que faz diferença.

      • Furia

        Ethan,

        Dias atrás você escreveu algo semelhante e pontuei algumas coisas. Acho que você não viu

        • Ethan

          Possivelmente… Comente de novo por favor.

      • O ML tem muitos critérios, cada um tem um peso diferente e eles não divulgam o peso de cada um. Talvez possam ser as visitas. Tem gente usando geradores de visitas para alavancar posicionamento. Do mesmo jeito que você acompanha, pode ser que seu concorrente também acompanhe e quando ele vê que o dele está atrás, utilize algum artifício para ir para a frente (estou especulando).

        • O que sempre comento, é que se tudo tem um peso, ou uma %, quando alguém consegue extrapolá-la demais, pode ter algum resultado um pouco melhor, é o caso desses geradores que fazem subir o anúncio momentaneamente, não que as visitas tenham peso maior que a venda concretizada (por exemplo), mas ter 50mil visitas do nada, faz esse percentual ou fatia dos pesos ter um certo destaque.
          O mesmo deve valer para positivos, preços perguntas de diferentes compradores, perguntas que foram casadas com a venda etc…

        • Eduardo RS

          Eu já testei a quantidade de visitas e pelo que eu pude perceber algumas mihares (ex. umas 2 mil) não fazem diferença nenhuma. Acho que a quantidade de visitas teria que ser absurdamente alta, e também é possível ver a quantidade de visitas de um anúncio de outro vendedor para verificar isso.

          • As visitas tem um peso pequeno. Serve como critério de desempate. Para fazer diferença em posicionamento tem que ser muitas visitas. Estou só especulando baseado em testes que fiz: Tinha um anúncio na nona posição. O primeiro colocado tinha 150 mil visitas. Eu gerei 200 mil visitas no meu anúncio e ele subiu somente 2 posições. Fiz 1 venda e ele subiu mais 1 posição. Fiz mais 2 vendas e ele manteve na sétima posição. Depois de uns dias subiu mais um pouquinho, mas só cheguei à quinta posição. Aí parei de vender e não testei mais. Por outro teste que fiz, ter 30 mil visitas por dia durante 7 dias é mais efetivo em posicionamento do que ter 200 mil em um dia só. Não sei se tem uma quantidade máxima por dia e passou disso eles desprezam ou se é uma questão do algoritmo considerar a constância e desprezar picos fora do normal. De qualquer forma, o ML já está de olho nos processos artificiais de visitas e se não implantaram ainda, em breve vão colocar algo para punir “Black Hat”, do mesmo jeito que o Google faz (não sei se tão efetivo).

      • Go_West

        Eu desconfio que um grande fator na questão do posicionamento do anuncio é a relação de venda do mesmo.

        Se anunciar hoje por um valor X e vender diariamente algumas peças, provavelmente seu anuncio ganha destaque e sobe nas listas, se ninguém vender mais que você ele permanece no topo. Essa contagem provavelmente é feita a cada mês ou trimestre.

        É um pouco ilusório querer sempre estar na frente sem brigar por preço, pois como um novo vendedor vai ter oportunidade desta forma?

        Soma-se esta situação acima com os diversos elementos chega-se a formula.

    • @di_genes_lima:disqus, com o usuário e senha que lhe passei, se possível e quando tiver tempo coloque em um post e aplique a categoria “Dicas e Tutorais”, falando em indexação, o post é melhor indexado nas pesquisas.
      Vlw.!

      • Vou colocar sim.

        • Rebeca

          Boa tarde Diógenes, é possível alterar a categoria pelo MDlivre sem afetar vendas e qualificações? Obrigada.

      • Coloquei. E agora? o que faço aqui? Melhor editar o comentário inicial e colocar o link do outro post? Ou deixa como está?

        • Acredito que nos dois lugares terão comentários, ficará divido entre hoje e amanhã, mas depois que irá prevalecer é o post em si.

  • Junior

    Sem mimo, a banca gosta de atitudes, nada de pausa, vendas bombando e postagem após 7 ou 15 dias após as férias, as reclamações é o preço a se pagar. Basta cancelar a venda do cliente chato, a as qualificações ficam de férias junto.