Imagine um campeonato de corrida de carros. Um piloto tem uma quantidade de pontos que ele pode ganhar dependendo da posição que chega nas corridas, se consegue a pole position, se consegue volta mais rápida, se faz o pit stop mais rápido, se é o mais simpático, se o macacão dele é verde, se o capacete tem uma estrela ou duas, o salário que ele ganha, etc, e a soma dos pontos conquistados determina a posição dele no campeonato.Se o piloto está na terceira posição e vamos supor que ele queira tirar férias e não disputar 2 corridas do campeonato, então ele não ganha pontos por aquela corrida. Enquanto ele não participa das 2 corridas, ele não aparece na lista de pilotos das corridas, mas continua participando do campeonato.

Quando ele voltar a correr, se alguém ganhou pontos suficientes para ultrapassá-lo, ele perde posição no campeonato e isso vai depender de quantos pilotos agora tem mais pontos que ele, mas se ninguém o ultrapassou, ele continua na
mesma posição.

Um piloto pode participar de mais de um campeonato ao mesmo tempo, o que não garante que ele esteja na mesma posição em todos os campeonatos dos quais participa. O nome do piloto é o que determina em quais campeonatos ele participa e se em um mesmo campeonato, mais de um piloto tem a mesma pontuação, existem critérios de desempate, para determinar a posição de cada um.

A empresa responsável por atualizar a pontuação e calcular a posição dos pilotos no campeonato sem sempre fornece os dados em tempo real, portanto qualquer alteração pode demorar um tempo não definido para ser efetivada.

Se você ainda não conseguiu fazer a analogia, vamos lá:

O piloto é o seu anúncio. O campeonato é o resultado da busca utilizando o conjunto de critérios X. A posição no campeonato é a posição do seu anúncio na lista de resultados, lembrando que usando o critério X seu anúncio pode ter uma posição e usando o critério Y pode ter outra posição. Pontos são pontos mesmo. Ganhar corrida, pole position, pit stop, volta mais rápida, ser simpático, cor do macacão e quantidade de estrelas no capacete são os critérios do ML como número de vendas, número de visitas, tipo de anúncio (clássico, premium ou grátis), se é mercado líder, se é loja oficial, preço, etc (porém o ML não divulga o que é o quê, então só fazemos suposições e a lista não está em ordem de correspondência). Não disputar uma corrida é o tempo que seu anúncio fica pausado. A empresa que calcula pontos e a posição é o MercadoLivre (e seus servidores de indexação de buscas que não são os mesmos de cadastro, mas isso é assunto para outro post).

O título do seu anúncio (e talvez a categoria) são o que determina se serão usados os critérios X ou Y para o seu anúncio e vários atributos são usados para “desempatar” anúncios com mesma pontuação. Isso pode fazer com que usando o critério X seu anúncio tenha posição melhor que o de um concorrente, mas usando o critério Y a posição seja pior, no mesmo anúncio, ou seja, se você alterar o título do seu anúncio, ele muda de critério e isso pode fazer ele perder posição nas buscas específicas. A posição de um anúncio nunca será fixa e será calculada pelo ML em um período não informado.

Por alguns testes que fiz, o preço influencia na posição, porém ele tem um peso direto menor do que outros critérios. Aumentar o preço de um anúncio faz ele perder posições de forma mais lenta e faz ele voltar à posição original de forma mais rápida, e pausar tem um efeito mais imediato para sair e mais lento para voltar. Eu acredito que isso acontece porque quando um anúncio é pausado, após algum tempo ele deixa de ser indexado nos servidores de busca e volta a ser indexado quando é ativado, e isso vai ser influenciado pelo tempo que os servidores de indexação levam para ser atualizados. Quando se altera o preço ele continua sendo indexado, mesmo que isso resulte em uma posição mais abaixo na lista.

Pausar ou não pausar um anúncio e seu efeito nas buscas do MercadoLivre